Dados do Trabalho


Título

Variantes Genéticas em Erros Inatos da Imunidade: Distribuição e Impacto das Classificações Patogênicas e de Significado Incerto em um Centro de Referência de São Paulo

Resumo

Introdução
No universo dos erros inatos da imunidade (EII), além da inerente limitação ao acesso aos exames genéticos, a escassez de dados clínicos ainda reduz a força associada às variantes genéticas encontradas nos exames realizados. Muitos pacientes com fenótipos clínicos bem definidos não possuem mutação associada nos bancos de dados atuais e suas mutações são laudadas como de significado incerto (VUS). Esse estudo visa descrever a proporção dos tipos de estudos genéticos e de seus achados (como patogênico, VUS e benignos) em um centro de referência para imunodeficiências na cidade de São Paulo.
Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e transversal realizado através da análise de prontuários dos pacientes atendidos em centro de referência para EII com identificação dos pacientes com exames genéticos descritos. Posteriormente, os exames genéticos foram classificados por tipo e por classificação de variantes e então foi feita uma análise proporcional dos dados selecionados.
Resultados
Foram analisados exames genéticos coletados entre 2016 e 2024 de 70 pacientes (58,6% masculino). Dentre eles, quatro fizeram mais de um exame, em um total de 77 testes analisados: trinta e oito painéis de genes, dezenove sequenciamentos completos do exoma, catorze CGH-Array, dois MLPA, dois sequenciamentos por técnica de Sanger, 1 cariótipo e 1 genoma. Apenas 15 pacientes apresentaram exames sem alterações. Em 31 pacientes (40,3%) foi identificada alteração patogênica compatível com EII e nos demais 31 pacientes foram identificadas variantes de significado incerto.
Conclusões
Uma grande porção dos EII possuem variantes genéticas classificadas como VUS, muitas das quais com equivalência entre os genes acometidos e os fenótipos. Sendo assim, conhecer as VUS e realizar uma análise criteriosa dos pacientes com achados genéticos classificados como de significado incerto pode ser a primeira etapa na compreensão de uma nova doença ou associação de doença conhecida a um genótipo.

Área

Imunodeficiências

Autores

LUISA FERREIRA SILVA LOPES, Leticia Valquer Trevisol, Stephanie Tiosso Fontes Monteiro, Ivanilton Souza Reis, Vanessa Morato, Luma Cardoso Gurgel de Souza, Daniella Vello Abdelmalack, Bruno William Lopes Almeida, Luiza Salvador Schmid, Carolina Sanchez Aranda