Dados do Trabalho


Título

Estudo pioneiro de avaliação do Teste de Ativação de Basófilos (BAT), PENFAST e sensibilização cutânea à penicilina nas pacientes com sífilis gestacional.

Resumo

Justificativa: Menos de 10% dos indivíduos com relato de alergia aos betalactâmicos após investigação com testes alérgicos são verdadeiramente alérgicos. Porém, testes de provocação com grávidas e história de anafilaxia são contraindicados e os testes cutâneos com penicilina G potássica mostram baixa sensibilidade. O BAT pode ser uma ferramenta importante para identificação da alergia, evitando-se risco de reação na provocação e dessensibilização desnecessária pela indicação da penicilina Benzatina no tratamento da sífilis gestacional. Objetivo: Descrever resultados dos fatores de risco das reações à penicilina, utilizando-se PENFAST, ferramenta validada, resultado dos testes cutâneos e BAT nas grávidas com sífilis encaminhadas para dessensibilização. Métodos: As informações foram colhidas dos prontuários, foram realizados testes cutâneos com Penicilina G potássica, seguindo protocolo da ASBAI e Ministério da Saúde e padronização da EAACI. O BAT foi realizado segundo orientação do fornecedor com Penicilina benzatina. Resultados: Dentre as grávidas que foram dessensibilizadas, três fizeram BAT. Uma paciente teve pontuação máxima no PENFAST, teste intradérmico positivo (aumento maior que o dobro da pápula inicial), com teste do BAT positivo. Outra pontuou 3 no PENFAST, teste cutâneo negativo e BAT negativo. Terceira gestante apresentou dois episódios de anafilaxia anteriores, PENFAST de 5, teste cutâneo negativo e BAT positivo. Conclusão: O BAT associado à gravidade das reações foi mais sensível neste grupo de pacientes quando comparado com os testes cutâneos. Mais de 95 pacientes grávidas no nosso serviço foram dessensibilizadas até o momento, porém o teste cutâneo apresentou baixa sensibilidade (7,6%) associado à reação na dessensibilização. Acreditamos que o BAT possa ajudar na melhor identificação dos pacientes alérgicos, evitando-se o risco de reações nas provocações e dessensibilizações desnecessárias.


Área

Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Luciane Cardoso Rodrigues, Luiz Claudio Pereira Ribeiro, Camila Martins Chieza, Albertina Varandas Capelo, Nonayra Bes Oliveira, Bruna Fava Reis, Maria Clara Albertina Mazzinghy, Mara Pereira Morelo