Dados do Trabalho


Título

Qualidade de vida na Dermatite Atópica leve em crianças e adolescentes

Resumo

Introdução: Muito se fala sobre o impacto da dermatite atópica (DA) grave na qualidade de vida, porém quadros leves são subestimados. Este estudo objetiva avaliar o impacto do prurido e sua gravidade na qualidade de vida de crianças e adolescentes com DA leve.
Métodos: Foram convidados pacientes de 3 a 18 anos de idade com diagnóstico de DA há pelo menos 6 meses e com Eczema Area and Severity Index (EASI) < 7,0. Fora aplicados questionário epidemiológico, EASI, Avaliação da qualidade de vida em DA para cada faixa etária, Escala numérica de pico de prurido nas últimas 24h.
Resultados: Participaram 22 crianças com o diagnóstico de DA leve, mediana de idade de 6,5 anos (variando entre 1 a 18 anos). Dezoito (82%) apresentavam história pessoal de atopia (rinite, asma e/ou alergia alimentar) e 16 (78%) tinham antecedentes parentais de atopia. O EASI variou de 0 a 6,8, a escala do pico de prurido de 0 a 9,5 e a avaliação do impacto em qualidade de vida de 0 a 18. Neste último item, observou-se que, independente da idade, o domínio mais afetado foi o de sintomas e sentimentos, com 61% de respostas positivas para constrangimentos, impedimentos ou alterações de humor. Ainda, 50% dos adolescentes afirmaram que as alterações cutâneas interferiram em atividades como passeios, esportes e em relação às roupas escolhidas. A escala de gravidade do prurido identificou que a frequência da coceira é mais intensa à tarde em 14 (74%) crianças.
Conclusão: O prurido foi apontado como um dos sintomas mais importantes da dermatite atópica leve, impactando nas atividades diárias, com intensidade e maior frequência à tarde, havendo relação com a temperatura ambiental. Apesar da classificação de baixa gravidade, a DA apresenta impacto na vida de seus portadores, com repercussões na vida social e emoções, principalmente para as crianças maiores e os adolescentes. A avaliação da qualidade de vida deve ser valorizada em crianças e adolescentes portadores de DA, independente de sua gravidade.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Amanda de Oliveira Vaz Bastos, Gabriela Maria Pimentel Chaves, Maria Carolina Pires Lins e Silva Lima, Natália Saraiva Carvalho Dias Bittencourt, Bruno Gonçalves de Medeiros, Ana Maria Ferreira Cunha, Ana Carla Moura, Adriana Azoubel-Antunes, Ana Caroline Cavalcanti Dela Bianca, Dayanne Mota Veloso Bruscky