Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de dermatoses ocupacionais (dermatites e eczemas) no Brasil no período de 2019 a 2023.

Resumo

Introdução: Dermatose Ocupacional (DO) é a lesão dermatológica causada ou agravada por exposição a substâncias ou condições presentes no ambiente de trabalho. No Brasil, a DO é de notificação compulsória e frequentemente relatada em ambulatórios dermatológicos, sendo caracterizada por ressecamento, descamação e irritação da pele. Desse modo, este estudo visa analisar o perfil epidemiológico da DO, com foco em dermatite e eczema, no Brasil de 2019 a 2023.

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo transversal, no qual coletaram dados do SINAN/DATASUS para analisar a temática, utilizando as variáveis: local de lesões, agentes, sexo e faixa etária.

Resultados: Entre 2019 e 2023, foram registradas 794 notificações de dermatite e eczema (DO) no Brasil, sendo 2023 o pico de notificações, representando 25,8%. As lesões nas mãos foram as mais comuns, equivalente a 60,2% do total. Os membros superiores foram os mais afetados - 115 notificações - enquanto os inferiores tiveram 18. Ademais, apesar de 72,6% das notificações não especificarem os agentes causadores, as substâncias mais comuns foram Cromo (14,4%), Solventes (3,5%) e Cosméticos (2,3%). Sobre o sexo, o feminino predominou com 57,9% dos casos, atingindo o pico em 2019 (125), enquanto o masculino teve 334 registros. Outrossim, quanto à faixa etária, a mais afetada foi a dos 35 a 49 anos, representando 38,7% (308), com declínio após os 50 anos.

Conclusão: Conclui-se que houve um aumento de casos de DO, com pico em 2023. Embora prevaleça o registro de ocorrências no sexo feminino, destaca-se o aumento notório de 93% em homens de 2021 para 2022. As manifestações são mais frequentes em mãos e membros superiores, revelando maior exposição dessas regiões às substâncias nocivas. Nota-se, portanto, a necessidade do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a fim de estabelecer maior segurança aos trabalhadores, evitando a exposição excessiva da pele a agentes prejudiciais.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Carolina de Oliveira Rosa Villalva, Beatriz Muzi Luz Rodrigues, Lara Ribeiro de Oliveira, Bárbara Nicolle Elesbão Ferreira, Mariana Reis, Antônio Pedro Rodrigues Teixeira