Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES COM ERROS INATOS DA IMUNIDADE DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Resumo

Introdução: Foram avaliados pacientes com diagnóstico de erros inatos da imunidade (EII) acompanhados em ambulatório de alergia e imunologia de hospital universitário com objetivo de descrever suas características clínicas e sociodemográficas.
Métodos: estudo transversal retrospectivo, onde foram avaliadas as seguintes variáveis: idade ao diagnóstico, etnia autodeclarada e história familiar de EII. Avaliou-se também: níveis de IgG ao diagnóstico, tratamento atual, antibioticoterapia profilática (ATBP), presença de comorbidades e complicações.
Resultados: Foram identificados 24 pacientes sendo 15 femininos (63%) e 19 (79%) brancos. A história familiar foi positiva em 6 (25%). Em sua maioria (67%) eram adultos. Metade da amostra foi diagnosticada após os 20 anos de idade, sendo 66% após os 35 anos. Dentre os casos, 50 % são de Imunodeficiência Comum Variável, 17 % Agamaglobulinemia congênita, 8% Deficiência de IgA e IgM, 8% Doença Granulomatosa Crônica, 4% de Agamaglobulinemia secundária, 4% deficiência do Complemento, 4% de Candidíase Mucocutânea. A complicação mais comum foram as bronquiectasias (41%), predominantes no sexo masculino, 58% dos pacientes possuíam atopia, sendo asma e rinite as condições mais comuns. Em relação ao tratamento atual, todos os pacientes com deficiência de anticorpos (75% da amostra) fazem reposição de imunoglobulina venosa (IVIG) mensal. Do total, 83% fazem ATBP, sendo que 50% a utilizam associada à IVIG. Um paciente, com deficiência de complemento, não realiza nenhum tratamento. Com relação a dosagem de IgG ao diagnóstico, 29% apresentavam valores abaixo de 300 mg/dl.
Conclusões: Observou-se que metade da amostra pode ter recebido um diagnóstico tardio devido à diversidade das manifestações clínicas dos EII e à falta de conhecimento sobre estas condições. Esse atraso no diagnóstico possivelmente levou a um início tardio do tratamento, resultando em complicações que impactam negativamente a morbi/mortalidade desses pacientes.

Área

Imunodeficiências

Autores

Tatiana Guerra de Andrade Cavazzani, Natalia Rocha do Amaral Estanislau, Denise Lacerda Pedrazzi, Daniele de Azevedo Lemos Brito, Fábio Chigres Kuschnir, Eduardo Costa, Anna Carolina Nogueira Arraes, Gabrielle dos Santos Chataque, Gérlia Bernardes da Silveira, Denise do Amparo Teixeira Bouço