Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Candidíase Mucocutânea Crônica

Resumo

INTRODUÇÃO
Candidíase mucocutânea crônica (CMC) é um grupo heterogêneo de síndromes com as características comuns de infecções crônicas não invasivas por Candida na pele, unhas e membranas mucosas que geralmente são resistentes ao tratamento tópico e ausência de infecções fúngicas invasivas. As formas clássicas têm manifestações autoimunes associadas, mais comumente endocrinopatias, e os pacientes podem ter outras infecções microbianas. No entanto, o diagnóstico e o tratamento da CMC ainda representam desafios significativos.
RELATO DE CASO
Paciente, masculino, 4 anos, vem para investigação de candidíase mucocutânea crônica. Apresentava infecções recorrentes, como otites, infecções na pele e infecções respiratórias de repetição. Ao exame físico, presença de verrugas difusas, mais evidentes em áreas de atrito, onicomicose disseminada, hiperceratose em região palmar, plantar e candidíase em mucosa oral generalizada.
Realizado exames laboratoriais, que evidenciou a seguinte alteração, paratormônio 8,9pg/mL (VR 18,5-88). Demais exames dentro da normalidade, sódio 143 mEq/L, potássio 4,5 mEq/L, fósforo 4,8 mg/dL, cálcio 9,8 mg/dL, vitamina D 36 ng/dL, TSH 2,38 mU/L, anti - TPO 15,3 U/ml, ACTH 15pg/mL, hemoglobina glicada 5,2% e boa resposta aos anticorpos anti-polissacarídeos pós-vacinal.
Antifúngicos orais como fluconazol e itraconazol, foram usados ​​no tratamento sintomático, junto com terbinafina, cetoconazol e amorolfina tópico, sendo eficazes na estabilização da doença.
DISCUSSÃO
A CMC é uma doença rara, que pode fazer parte de um espectro mais amplo de manifestações infecciosas e comorbidades não infecciosas, como no caso de doenças complexas, como síndromes de hiper-IgE e poliendocrinopatia autoimune tipo 1/poliendocrinopatia autoimune-candidíase-distrofia ectodérmica (APS-1/APECED), que necessita de acompanhamento com equipe especializada, visando a prevenção de doenças fúngicas sistêmicas, infecciosas, autoimunes e endocrinológicas.

Área

Imunodeficiências

Autores

JESSICA CUNHA DE ALMEIDA, AMARALINA JOYCE MACEDO DE ANDRADE, CAROLINA TELO GEHLEN, DANIELA SANTOS ALBARELLO, ARNALDO CARLOS PORTO NETO