Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Frey: relato de caso de um diagnóstico diferencial de Alergia Alimentar

Resumo

Introdução: A síndrome de Frey, descrita por Łucja Frey em 1923, é uma disfunção do nervo auriculotemporal, ramo do trigêmeo, bem documentada em adultos como complicação pós-parotidectomia. Em crianças, é rara e atribuída a traumas parassimpáticos do nervo auriculotemporal, geralmente perinatais pelo uso de fórceps, mas pode ser idiopática. Frequentemente, é confundida com alergias alimentares devido a sintomas de rubor, calor e/ou sudorese facial após estímulo salivatório.
Relato do caso: Lactente feminina de 9 meses, apresentou manchas eritematosas no terço superior da face, bilateralmente, logo após a ingestão de qualquer alimento, com duração de poucos minutos. Negava prurido, sintomas gastrointestinais, sonolência, irritabilidade, sudorese e outras lesões cutâneas. Não houve restrições alimentares e, em consultas subsequentes, manteve-se a manifestação clínica, levando ao diagnóstico de síndrome de Frey com base na história e exame físico.
Discussão: A alergia alimentar é o principal diagnóstico diferencial da síndrome de Frey, e, embora dispensável na maioria dos casos, sua investigação ocorre em 40 a 50% dos pacientes, sendo indicada restrição alimentar em 21% dos casos. Isso reforça a importância de pediatras e alergistas estarem cientes dessa condição como diagnóstico diferencial. A paciente apresentou quadro clínico típico da síndrome em crianças, que tendem a manifestar rubor facial isolado no início da introdução alimentar devido ao estímulo mastigatório. Sudorese facial ocorre em apenas 10% dos casos pediátricos. A remissão espontânea pode ocorrer em 20 a 58% dos casos, com redução dos sintomas em 67% após os dois primeiros anos de vida, especialmente nas formas unilaterais. O uso de toxina botulínica pode ser benéfico, mas é mais estabelecido para adultos, assim como o uso de anticolinérgicos e outras medicações.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Gabriela Maria Pimentel Chaves, Maria Carolina Pires Lins e Silva Lima, Natália Saraiva Carvalho Dias Bittencourt, Liliane Coelho Vieira, Décio Medeiros Peixoto, Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho, Maria Alice Pimentel Teotônio Belchior, Nilza Rejane Sellaro Lyra, Ana Maria Ferreira Cunha, Adriana Azoubel-Antunes