Dados do Trabalho


Título

Atendimento de interconsultas hospitalares e ambulatoriais em Alergia e Imunologia de hospital terciário: perfil epidemiológico e prevalência das principais doenças.

Resumo

Introdução: Apesar das dificuldades no acesso ao atendimento pelo especialista em Alergia e Imunologia, tem-se observado um aumento no número de encaminhamentos de doenças imunoalérgicas e erros inatos da imunidade. Objetivo: Identificar o perfil epidemiológico e as principais doenças imunoalérgicas em pacientes atendidos por interconsultas hospitalares e ambulatoriais em hospital terciário pediátrico em Porto Alegre pela especialidade Alergia e Imunologia. Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo de interconsultas entre janeiro de 2011 e julho de 2024. Resultados: Identificaram-se 1140 pacientes, com mediana de idade de 7 anos, sendo 683 do sexo masculino (59,9%). No total, 48,5% tinham pelo menos dois CIDs relacionados a doenças imunoalérgicas. Foram atendidos pacientes de 133 municípios do Rio Grande do Sul. Brancos representam 87,9%, pretos e outros, 12,1% e índios, 0,1%. Ao completarem 14 anos, 123 (10,8%) pacientes deixaram de ser atendidos. As principais doenças relacionadas à especialidade foram rinite alérgica (9,10%), asma (8,9%), dermatite atópica (8,1%), urticárias (7,5%), imunodeficiência não especificada (7,5%), alergia ao leite de vaca não IgE mediada (4,8%), alergia alimentar IgE mediada (3,8%), Deficiência de IgA (1,9%) e anafilaxia (1,49%). Entre os Erros Inatos da Imunidade, além da Deficiência Seletiva de IgA, foram diagnosticados 3 casos de síndrome de Hiper IgM ligada ao X e de Síndrome Linfoproliferativa Autoimune; 2 casos de Doença Granulomatosa Crônica, de Imunodeficiência Comum Variável, de Deficiência seletiva de IgM, de Imunodeficiência Combinada Grave e de Síndrome de Wiskott Aldrich; 1 caso de Agamaglobulinemia, de Haplodeficiência de CTLA4, e de Síndrome de DiGeorge; além de outros em investigação. Conclusão: Os dados encontrados demonstram que pacientes com doenças imunoalérgicas e erros inatos da imunidade apresentam pelo menos dois CIDs o que aponta para maior complexidade no diagnóstico e no tratamento personalizado.

Área

Outros

Autores

Regina Sumiko Watanabe Di Gesu, Isabella Naomi Watanabe Di Gesu, Giovanni Marcelo Siqueira Di Gesu, Leonardo Vaccaro de Fraga