Dados do Trabalho


Título

APARENTE REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE DO TIPO III INDUZIDA POR APLICAÇÃO DE ÁCIDO POLI-L-LATICO: UM RELATO DE CASO

Resumo

Introdução: O ácido poli-L-lático (PLLA) é um polímero biocompatível, biodegradável e biorreabsorvível. O preenchimento de PLLA (Sculptra®) é aprovado há 20 anos nos Estados Unidos para a correção de perda de gordura associada à lipodistrofia induzida pela terapia antirretroviral em pacientes com HIV. Desde 2009, seu uso também é aprovado para pacientes imunocompetentes, com fim estético. As reações de hipersensibilidade tardia a PLLA são raras, porém em muitas oportunidades descritas envolvem reações do tipo IV, com ativação de célula T, sem relatos sobre reações envolvendo imunocomplexos.
Relato do caso: Mulher, 69 anos, encaminhada pelo dermatologista após aplicação de PLLA com lidocaína, apresentou tardiamente reação com múltiplos nódulos eritemato-purpúricos principalmente em membros inferiores, um dia após o procedimento. Teve biopsia das lesões com histopatológico indicando vasculite leucocitoclástica. Após melhora clínica, foi submetida a teste cutâneo – inicialmente prick e intradérmico (ID) com Sculptra® e lidocaína 2% sem vasoconstritor com leitura imediata nas concentrações 1:100 e 1:1000, sendo reavaliada posteriormente após 7 horas. O prick test foi negativo, com ID de leitura semi-tardia (Arthus) mostrando formação de enduração de 16x15mm na concentração 1:100 e 10x9mm na concentração 1:1000. O teste com lidocaína veio negativo, com 0x0 na leitura semi-tardia e provocação negativa.
Discussão: A descrição de reações imunológicas do tipo I e do tipo IV ao PLLA mostram a possibilidade de ativação celular, com reação adaptativa específica ao composto. Imunologicamente, portanto, reações do tipo III seriam possíveis. Nossa paciente desenvolveu clínica de vasculite, tendo como gatilho temporal a aplicação de PLLA, com melhora após suspensão do produto, com Reação de Arthus confirmada. Não há padronização para investigação para Sculptra®, sendo desafios o estabelecimento de concentrações não irritativas e modelos de provocação para reações sistêmicas.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

ANDRE LUIZ OLIVEIRA FEODRIPPE, Paola Boaro Segalla, Luciana Maragno, Raquel Sakamoto, Jorge Kalil, Pedro Giavina-Bianchi, Marcelo Vivolo Aun