Dados do Trabalho


Título

Teste de provocação oral direto na desrotulagem da alergia a beta-lactâmicos

Resumo

Introdução: A alergia a beta-lactâmicos (BL) impacta de forma significativa as opções de tratamento antimicrobiano. Cerca de 90% dos pacientes podem ser desrotulados através de testes diagnósticos, entre eles, o teste de provocação oral (TPO) direto (sem testes cutâneos prévios) com BL. O objetivo deste trabalho foi avaliar a segurança e eficácia do TPO direto na desrotulagem da alergia a BL.
Métodos: Estudo observacional retrospectivo baseado na análise de prontuários de pacientes com história de alergia a BL. Foram incluídos aqueles com reação cutânea benigna (exantema maculopapular ou urticária) submetidos ao TPO direto com BL entre jul/23 a abr/24 num Centro de Alergia a Medicamentos. Foram excluídos os com história de reação imediata grave (anafilaxia) e tardia grave (ex. doença do soro-símile, SDRIFE, SSJ/NET, DRESS, PEGA). Os testes foram realizados após assinatura do TCLE. Utilizou-se amoxicilina (AMX) oral 50 mg/kg/dia, fracionada em etapas: placebo, 10% e 90%, e observação por 1h após a última dose. Aqueles com história de reação tardia foram submetidos ao TPO estendido por 3 dias.
Resultados: Foram analisados 28 pacientes (19 feminino), sendo 16 crianças/adolescentes e 12 adultos. Destes, 8 (todos pediátricos) realizaram o TPO direto (7 negativos e 1 positivo tardio). Uma paciente foi desrotulada pela história; 8 foram excluídos por história de reação anterior grave; e 11 (5 adultos/6 crianças) recusaram o teste. Os antibióticos envolvidos nas reações eram: AMX (11), AMX-clavulanato (11), penicilina (3), cefazolina (1), cefalexina (1) e piperacilina-tazobactam (1). A paciente com resultado positivo apresentou exantema leve cerca de 24 h após a 1ª dose, tratada com fexofenadina. Posteriormente, foi submetida ao TPO com cefuroxima, que foi negativo.
Conclusões: O TPO direto é uma opção segura e efetiva para desrotulagem da alergia a BL após estratificação de risco adequada. Houve receio para realização do TPO por parcela significativa da amostra.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Mara Morelo Rocha Felix, Laira Vidal da Cunha Moreira, Gabriela Andrade Coelho Dias, Alice d’Avila Costa Ribeiro