Dados do Trabalho


Título

Urticária e seu impacto psicossocial

Resumo

INTRODUÇÃO
As urticárias físicas, resultantes da disfunção dos mastócitos e de menor limiar para mediadores de anafilaxia, podem ser desencadeadas por diversos fatores. A urticária factícia, ou dermografismo, é caracterizada pela liberação de histamina após trauma ou fricção da pele, afetando de 2% a 5% da população. O diagnóstico preciso requer uma história clínica e exame físico completos. O quadro da paciente destaca o significativo impacto psicossocial da condição.

RELATO DE CASO
Paciente feminina, 11 anos, previamente saudável, foi levada à consulta após dois anos sem acompanhamento médico com queixa de manchas esporádicas na pele, principalmente no abdômen e membros inferiores, que melhoravam com anti-histamínicos. Possui história familiar de rinite alérgica. Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral, sem lesões visíveis. Patch test prévio foi positivo para "butil hidroxitolueno e galato de octila". Além disso, a mãe relatou uma reação alérgica prévia ao ingerir castanhas, o que levantou a suspeita de alergia alimentar. Foi iniciado tratamento com bilastina por três meses. Na consulta de seguimento, os exames foram normais. Posteriormente, apresentou urticária exacerbada, refratária ao tratamento, e dor abdominal. Além disso, relatou receio de ir à escola devido a aparência das lesões cutâneas e comentários de outras crianças sobre sua condição. Instituiu-se tratamento com levocetirizina e prednisolona.

DISCUSSÃO
O presente trabalho destaca a importância dos aspectos psicossociais no dermografismo. Embora benigno, pode ser desconfortável e afetar negativamente a qualidade de vida, especialmente em jovens. No caso descrito, a percepção errônea das lesões como contagiosas causou vergonha e insegurança, aumentando o sofrimento emocional da paciente. O tratamento envolve anti-histamínicos para aliviar o prurido e reduzir as lesões, além da prevenção de fatores desencadeantes e suporte psicológico para uma abordagem integral do bem-estar da paciente.

Área

Urticária e angioedema

Autores

Bruna Piassi Guaitolini, Lyria de Oliveira Rosa, Ana Carolina Marim Favarato, Bruna Adames Pressi