Dados do Trabalho
Título
Prevalência da sensibilização em testes de contato em serviço terciário de alergia
Resumo
Introdução: A Dermatite de Contato Alérgica (DCA) tem como principais desencadeantes o níquel, o cobalto, as fragrâncias e os aditivos da borracha, identificados pelo teste de contato. Questionamos se a população atendida em nosso serviço de alergia tem o mesmo perfil de sensibilização descrito para a população brasileira.
Métodos: Estudo descritivo, observacional, quantitativo e retrospectivo de análise dos prontuários dos pacientes que realizaram teste de contato (bateria padrão e cosméticos) de janeiro de 2016 a agosto de 2024.
Resultados: Dos 77 pacientes, 62 (81%) apresentaram sensibilização para algum dos agentes testados e 68 (89%) eram do sexo feminino. A prevalência dos sensibilizantes, em ordem decrescente, foi: sulfato de níquel (35%), thimerosal (18%), kathon CG (14%), carba mix (11%), perfume mix (11%) cloreto de cobalto (10%), parafenilenodiamina (10%), PPD mix (5%), bicromato de potássio (5%), tiuran (3%), neomicina (3%), formaldeído (3%), bálsamo do Peru (3%), amerchol L101 (3%), parabeno mix (2%), quartenium 15 (2%), irgasan DP 300 (2%). Terebintina, Germall 115, nitrofurazona, antraquinona, mercapto mix, ácido sórbico, propilenoglicol, resina epóxi, colofônia, benzocaína, quinolina, hidroquinona, trietanolamina, clorexedina, bronopol, a prevalência foi de 1%. O sulfato níquel, metal presente em vários objetos do cotidiano, foi o agente sensibilizante mais comum, principalmente em mulheres (89%). O thimerosal, usado como conservante ou antisséptico, foi o segundo mais comum, mais frequente também no sexo feminino (93%). As demais substâncias mais prevalentes são metais, fragrâncias e aditivos de borracha, como observado em estudos semelhantes.
Conclusão: A identificação do agente sensibilizante na investigação da DCA é imprescindível, e conhecer o perfil de sensibilização da população assistida pelo serviço de alergia se mostra importante para melhor abordagem e condução dos testes de contato.
Área
Dermatite atópica e de contato
Autores
Natália Saraiva Carvalho Dias Bittencourt, Ana Carla Moura , Ana Caroline Cavalcanti Dela Bianca Melo, Adriana Azoubel-Antunes, Dayanne Mota Veloso Bruscky, Liliane Coelho Vieira, Maria Carolina Pires Lins e Silva Lima, Carolina Arruda Asfora, Bruno Gonçalves de Medeiros, Livia Melo de Oliveira