Dados do Trabalho


Título

DERMATITE ATÓPICA GRAVE – APRESENTAÇÃO CLÍNICA APÓS INTERRUPÇÃO DE DUPILUMABE

Resumo

INTRODUÇÃO: As formas graves de Dermatite atópica (DA), refratárias ao tratamento convencional, podem necessitar de imunossupressores ou imunobiológicos para controle. O uso desses medicamentos requer monitoramento rigoroso devido aos potenciais efeitos colaterais e à necessidade de personalização do tratamento para cada paciente.
Temos como objetivo descrever as principais características e evolução clínica de pacientes com diagnóstico de DA moderada/grave após a interrupção do uso de dupilumabe.

MÉTODO: série de casos baseada em dados de prontuários de pacientes, matriculados em serviço de Alergia de hospital universitário, com DA grave e em uso de dupilumabe que interromperam as doses da medicação

RESULTADOS: no período de junho/2020 a dezembro/2021 foram avaliados 5 pacientes (2 do sexo masculino), idade de 8 a 47 anos (média=23). O SCORAD pré-dupilumabe variou de 32 a 81. Todos iniciaram o tratamento com dose de ataque (600mg) e manutenção (300mg) de dupilumabe a cada 2 semanas. O intervalo de uso variou de 3 a 6 meses antes da interrupção do tratamento por desabastecimento da rede. Os pacientes permaneceram entre 4 a 10 meses sem utilizar o imunobiológico. Neste período, o SCORAD sempre ficou abaixo de 30, não houve internações hospitalares por exacerbação da DA, necessidade de curso de corticosteroide oral ou recidivas com lesões semelhantes às iniciais pré-terapêutica. Relatada piora de leve a moderada do prurido em três pacientes, um paciente de 9 anos teve melhora evolutiva 2 meses pós interrupção do tratamento e uma mulher de 47 anos permaneceu com SCORAD <10 durante 10 meses.

CONCLUSÃO: Os pacientes mantiveram melhora clínica da dermatite atópica no período observado após a suspensão do dupilumabe, sugerindo que a interrupção do tratamento pode não levar à recaída imediata ou agravamento, ou até mesmo remissão clínica da doença. Entretanto, o acompanhamento contínuo seja essencial para avaliar a manutenção desses benefícios a longo prazo.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Denise Bouço, Fabio Chigres Kuschnir, Natalia Rocha do Amaral Estanislau, Gerlia Bernardes da Silveira, Tatiana Guerra de Andrade Cavazzani, Gabrielle dos Santos Chataque, Eduardo Costa, Denise Lacerda Pedrazzi, Gabriela Andrade Coelhoi Dias, Maria Ines Perello