Dados do Trabalho


Título

Prevalência de doenças alérgicas em serviço no Agreste da Paraíba

Resumo

INTRODUÇÃO: Patologias alérgicas são condições crônicas de alto predomínio na população mundial e geram sobrecarga e aumento dos custos para o serviço de saúde. Este estudo objetiva analisar a prevalência de doenças alérgicas nos pacientes de um serviço de alergia em um hospital no Agreste da Paraíba.
MÉTODOS: Neste estudo foram selecionados prontuários de 271 pacientes de um serviço especializado em Alergia e Imunologia, sem restrição etária, atendidos entre Janeiro e Junho de 2024 que tinham pelo menos uma das seguintes condições: asma, rinite alérgica (RA), dermatite atópica, lactente sibilante, urticária, alergia alimentar IgE mediada, alergia à proteína do leite de vaca não-IgE mediada (APLV), dermatite de contato, alergia medicamentosa, conjuntivite alérgica, angioedema recorrente e alergia a himenópteros. A partir dos dados coletados, foi possível analisar a distribuição e coexistência entre essas patologias nos pacientes incluídos. Foram excluídos aqueles que não tinham alguma dessas hipóteses diagnósticas citadas.
RESULTADOS: Da amostra (n=271), 50,55% são do sexo feminino e 49,45% são do sexo masculino, a idade média é de 9,5 anos. O maior índice de diagnóstico foi de Rinite Alérgica (50,5%), seguido de Asma (31%), Dermatite Atópica (20,1%), Lactente sibilante (12,1%), urticária (8,1%), Alergia Alimentar (5,9%), APLV não-IgE (4,4%), Alergia a medicamentos (3,6%), Dermatite de Contato (2,9%), Conjuntivite alérgica (1,4%), Angioedema Recorrente (0,7%), alergia a himenópteros (0,7%). Das alergias múltiplas, destaca-se, 19,9% que apresentam a combinação de Asma e RA.
CONCLUSÕES: dentre os diagnósticos, houve a predominância de rinite alérgica, o que concorda com as estatísticas mundiais, além do destaque de casos de dermatite atópica e asma. Portanto, é notória a necessidade de medidas eficientes de educação em saúde, assim como garantir o diagnóstico precoce e a correta orientação dos pacientes que apresentam essas doenças cada vez mais comuns em todo mundo.

Área

Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular

Autores

Maria do Socorro Viana Silva de Sá, Maria Gabriela Viana de Sá, Maria Clara Albuquerque Viana, Anthony Paulo Souto Maior Souza, Rhamon Alexandre Pinto Sarmento Vieira, Wesllen de Andrade André, Ana Quézia Gonçalves Pereira, João Victor de Sousa Camilo, Pryscilla Ferreira Coutinho, Priscilla Coutinho Duarte