Dados do Trabalho


Título

Anafilaxia induzida por exercício após ingestão de trigo e a dificuldade de determinar o limiar de tolerância: um relato de caso.

Resumo

Introdução: Anafilaxia induzida por exercício dependente de trigo pode acontecer. Caso clínico: Paciente, sexo masculino, com alergia ao trigo descoberta aos 4 anos de idade, apresentando angioedema facial quando realizava esforço físico. Apresentou urticária e angioedema de face com sintomas respiratórios (tosse e sintomas de rinite) com IgE específico para trigo 7,28 e para ômega-5-gliadina 30,7. Após 4 anos com uma dieta de exclusão de trigo, apresentou melhora nos exames, IgE específica para trigo 4,79 e ômega-5-gliadina 14,7, sendo submetido a teste de provocação oral com trigo. O paciente apresentou tolerância oral a alimentos como torrada, bolacha, pastel e 5 pedaços de pizza ao permanecer em repouso após a ingestão. No entanto, apresentou reação de urticária e angioedema ao ingerir pão francês mesmo estando em repouso, sendo necessário medicação de resgate. Aos 16 anos apresentou anafilaxia após consumir balas (cerca de 10 unidades) que continham trigo e andar de bicicleta por pequena distância e curto período. Foi orientado a não ingerir pão francês mesmo se permanecesse em repouso e liberado a ingerir outros alimentos com trigo se ficasse em repouso nas próximas 4 horas. Além disso, deveria evitar qualquer quantidade de trigo se fosse realizar atividade física nas próximas 4 horas. Convém ressaltar a importância em definir individualmente o limiar de provocação com trigo e atividade física desse paciente, por se tratar de um adolescente e por conta do risco de ter reação ao realizar a atividade física (andar a pé ou de bicicleta) mesmo com alimentos que continham pouca quantidade de trigo. Conclusão: Dessa forma, mais estudos necessitam ser realizados para definir o limiar de provocação para anafilaxia após ingestão de trigo baseado na quantidade e forma de processamento do alimento em duas situações diferentes: repouso e com atividade física após 4 horas do consumo, sendo importante realizar a dessensibilização para trigo nas duas situações em questão.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Ana Carolina da Matta Ain, Carina Ferlin Saccomani Vilas Boa, Fernanda Horta Beltrame, Lívia Linjardi Lima, Marina Amélia da Cunha Freitas