Dados do Trabalho
Título
Triagem neonatal para SCID e Agamaglobulinemia em Minas Gerais
Resumo
Introdução: Em janeiro de 2024, a Triagem Neonatal (TN) para Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) e Agamaglobulinemia foi implementada universalmente no estado de Minas Gerais. Este trabalho tem como objetivo apresentar os dados obtidos em seis meses de TN no estado.
Métodos: Foram incluídos todos os pacientes triados de 30/01/2024 a 31/07/2024. As dosagens do TREC e KREC foram realizadas a partir de amostras de sangue seco em papel filtro e sua quantificação relativa foi realizada por reação em cadeia de polimerase em tempo real. O ponto de corte foi de 100 μU/mL. Os pacientes com TREC e KREC alterados foram encaminhados ao ambulatório para extensão propedêutica com imunofenotipagem de linfócitos padrão e estendida e dosagem de imunoglobulinas e painel genético, quando indicado.
Resultado: No período analisado, 110 mil pacientes foram triados, sendo 58 (0,05%) com triagem alterada. Desses, 18 pacientes (31,03%) apresentaram apenas TREC alterado (8 com TREC zero). Dos TRECs alterados, 2 pacientes apresentam linfócito TCD3+ menor que 150/mm³. Outros 5, encontram-se com linfocitos TCD3+ menor que 1.000/mm³. Foram encontradas mutações em IL7R e RAG1, relacionadas a SCID, e mutações associadas a outras imunodeficiências: TERT, ISG15, IL12RB1, 22q11 (2x), FOXN1. Trinta e nove pacientes apresentaram KREC alterado. Destes, 1 foi Agamaglobulinemia ligada ao X e 2 com Síndrome de Down. Os demais não demonstraram alterações significativas e seguem em acompanhamento. Um paciente apresentou TREC e KREC alterados, mas segue em acompanhamento com exames em normalização.
Conclusão: O objetivo da triagem é detectar precocemente casos de EII graves. A vivência desse propósito é observada na detecção de diversas patologias que podem se manifestar gravemente nos primeiros meses de vida. A maior parte dos pacientes triados, são alterações de KREC que normalizaram exames durante seguimento, sendo necessária avaliação criteriosa na avaliação dos recém-nascidos triados.
Área
Imunodeficiências
Autores
ISABEL LAGES RIBEIRO, Mayara Bruna Reis Hortelan, Ariádna Andradade Saldanha da Silva, PEDRO CELESTE VALADARES, CÍNTIA SILVA DE ASSIS, FERNANDA GONTIJO MINAFRA, CRISTIAN EDUARDO CONDACK, GABRIELA ASSUNCÃO GOEBEL, LUCIANA ARAÚJO OLIVEIRA CUNHA