Dados do Trabalho


Título

ENVELHECIMENTO E ALERGIAS RESPIRATÓRIAS: A INTERSECÇÃO ENTRE IMUNOSSENESCÊNCIA E INFLAMMAGING

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o envelhecimento populacional no Brasil, o número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos, representando 10,9% da população. Esse cenário ressalta a importância de garantir qualidade de vida. O envelhecimento, não deve ser sinônimo de adoecimento. Em doenças respiratórias, idosos podem confundir sintomas com o envelhecimento ou comorbidades. A imunossenescência, caracterizada pela redução das células T naive e aumento das células T de memória, além da inflamação crônica de baixo grau ("inflammaging"), pode aumentar a suscetibilidade a infecções e inflamações, influenciando doenças alérgicas respiratórias.
MÉTODOS: Realizou-se uma revisão sistemática com a pergunta: "Qual mecanismo imunorregulatório ocorre no processo alérgico durante a imunossenescência em situações de inflammaging?". Foram utilizados operadores booleanos na base Pubmed, com filtros de 5 anos. Critérios de inclusão: aspectos imunológicos em idosos e doenças respiratórias (asma, febre do feno e DPOC).
RESULTADOS: Foram encontrados 86 artigos, reduzidos para 67 após filtros, com 10 selecionados pela leitura dos títulos. Após análise, 4 foram avaliados. Soma e Nagata (2022) observaram aumento das respostas Th1 e Th2, IL-6, TGF-β e neutrófilos, e redução de receptores de padrões em células imunológicas. Schleich et al. (2021) relataram aumento de neutrófilos e eosinófilos em idosos asmáticos. Guo et al. (2022) descreveram redução de macrófagos alveolares e aumento de citocinas pró-inflamatórias em DPOC. Garcia-Vilanova et al. (2022) analisaram a mucosa pulmonar, relatando aumento de proteínas neutrofílicas e danos teciduais.
CONCLUSÃO: A relação entre imunossenescência, inflammaging e alergias respiratórias é pouco explorada. Os estudos indicam aumento das respostas Th1 e Th2, neutrófilos, eosinófilos e citocinas pró-inflamatórias em idosos, sugerindo que tais alterações imunológicas podem contribuir para alergias nessa população, com possível regulação simultânea das respostas Th1 e Th2.

Área

Imunologia básica

Autores

Caroline Emanuelli Rodrigues de Souza, Emilly Mercês Vasco, Jorge Sadao Nihei