Dados do Trabalho


Título

Uso de Omalizumabe na Urticária Crônica Induzida por Frio: Relato de Caso

Resumo

Introdução: A Urticária ao Frio é um subtipo de urticária crônica induzida (UCind) caracterizada pelo surgimento de urticas e/ou angioedema em resposta ao contato da pele ou mucosa com o frio. Além dos sintomas cutâneos, reações anafiláticas sistêmicas graves podem ocorrer em alguns casos. O tratamento padrão é baseado na prevenção e no uso de anti-histamínicos de 2ª geração em doses crescentes até que o controle clínico seja alcançado. Entretanto, o uso off-label do Omalizumabe é considerado em casos refratários.
Relato de Caso: Sexo feminino, 54 anos, acompanhada num ambulatório UCARE, com quadro de placas urticariformes e angioedema em contato com frio há 23 anos. Possui histórico de agravamento do quadro com episódios de anafilaxia. No teste de provocação com TEMPTEST®, observou-se resultado positivo a partir de 18ºC e os resultados foram inconclusivos nas duas biópsias de pele realizadas. Inicialmente foi tratada com anti-histamínico não sedante em dose quadruplicada mas não apresentou melhora. Sendo assim, foi prescrito Omalizumabe 300mg a cada 4 semanas evoluindo com controle do quadro (UCT= 16) após primeira dose da medicação, mantendo o mesmo resultado nas doses subsequentes.
Discussão: O caso apresentado exemplifica um desafio no manejo da urticária ao frio, particularmente em formas graves e refratárias. O sucesso do tratamento com Omalizumabe após a falha com anti-histamínicos em doses altas ressalta a importância de considerar opções terapêuticas avançadas em pacientes com respostas inadequadas ao tratamento padrão. A vigilância contínua e a personalização do tratamento são fundamentais para o manejo eficaz dessa condição complexa e com impacto significativo na qualidade de vida.

Área

Urticária e angioedema

Autores

Joice Trigo Fonseca, Joanemile Pacheco Figureiredo, José Carlison Santos Oliveira, Leila VIEIRA BORGES TRANCOSO NEVES, Janinne Souza Oliveira, Carlos Jeremias Barros Nunes, Regis Albuquerque Campos