Dados do Trabalho


Título

IMPACTO NA PRODUTIVIDADE LABORAL EM ADULTOS COM DERMATITE ATÓPICA.

Resumo

Introdução: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica pruriginosa da pele que afeta de 1 a 4% dos adultos em todo mundo. Existem poucos estudos avaliando a produtividade no trabalho destes pacientes.
O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da DA em adultos sobre a sua produtividade laboral.
Métodos: Estudo transversal prospectivo com questionário específico de produtividade no trabalho (WPAI) em 36 adultos (>=18 anos) com DA acompanhados em Hospital Universitário.
Foram avaliados: idade, sexo, raça, tratamento e comorbidades. Além gravidade da DA através do SCORAD e Escala Numérica de Prurido (NRS). Foi aplicado o questionário WPAI.
Resultados:
Dentre os 36 indivíduos, 25 (69%) eram mulheres; 20 eram pretos (56%), com média de idade de 27,1 ± 12,8. Os pacientes apresentavam SCORAD médio de 36,83 ± 18,66, sendo 25 com DA moderada-grave; e NRS médio de 4,68 ± 3.14.
Apenas 14 (39%) estavam empregados. Foram observados: absenteísmo, presenteísmo; comprometimento geral no trabalho e comprometimento nas atividades diárias de: 26 %; 35%; 44% e 43% respectivamente. Dos 22 pacientes desempregados, 8 apresentavam DA leve e 14 moderada-grave.
Conclusões:
Nossos dados sugerem que a DA não controlada impacta a produtividade laboral dos pacientes.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Melanie Hurel Barroso, Solange Oliveira Rodrigues Valle, Sérgio Duarte Dortas-Junior, Ronir Raggio Luiz, Omar Lupi