Dados do Trabalho


Título

Dessensibilização a medicamentos em pacientes pediátricos - Uma abordagem desafiadora, eficaz e segura

Resumo

Introdução: A alergia a medicamentos é um problema comum na prática clínica e, quando confirmada, leva à exclusão de medicamentos que podem não ter alternativas adequadas. A dessensibilização rápida a medicamentos (DRM) tem se mostrado um método seguro e eficaz, mas com poucos dados disponíveis em pacientes pediátricos. O objetivo deste estudo foi avaliar a segurança e eficácia desse método nessa população.
Método: Descrição de série de casos com base em revisão de prontuários de DRM realizada em centro terciário pediátrico desde 2023.
Resultados: Relatamos 7 DRM realizadas em 5 crianças diferentes (4F:1M), com idades variando de 9 meses a 17 anos, sendo que um paciente realizou 3 DRM. Em quatro pacientes as reações índice foram imediatas (sendo duas anafilaxias) e uma paciente apresentou reação cutânea tardia (reprodutível após a interrupção do medicamento e readministração). Quatro pacientes tinham comorbidades graves (dois eram transplantados de órgãos sólidos) e, em todos os casos, o medicamento envolvido era considerado primeira linha de tratamento - antibióticos (2), anticorpos monoclonais (2) e agente quimioterápico (1). Cinco DRM foram realizadas na unidade de terapia intensiva, 6 receberam pré-medicação e o número de etapas variou entre 12 e 16. Apenas um paciente teve duas reações imediatas: uma reação cutânea leve com boa resposta a anti-histamínicos durante a primeira DRM e febre durante a segunda DRM; nenhum teve reação tardia. Três pacientes continuaram a receber o medicamento na dose completa sem complicações ou necessidade de anti-histamínicos.
Conclusões: A DRM foi realizada com sucesso nesta série de casos, demonstrando sua segurança e eficácia na população pediátrica. O desafio de realizar DRM em crianças reside na escassez de protocolos bem estabelecidos. As evidências na literatura apoiam que a DRM deve ser considerada uma boa opção, especialmente em crianças com doenças crônicas e/ou condições médicas graves.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Maura Helena Braun Dalla Zen, Leila Batista Pena, Thaís Costa Lima de Moura, Nayara Maria Furquim Nasser, Ana Paula Beltran Moschione Castro, Mayra de Barros Dorna, Antonio Carlos Pastorino, Beni Morgenstern