Dados do Trabalho


Título

Dessensibilização ao alopurinol em reação de hipersensibilidade tardia: é possível?

Resumo

Título: Dessensibilização ao alopurinol em reação de hipersensibilidade tardia: é possível?
Introdução: alopurinol está entre as medicações mais associada a reações de hipersensibilidade tardias (RHT) a drogas, inclusive farmacodermias graves. Apresentamos um caso de dessensibilização ao alopurinol numa RHT não grave.
Relato do caso: Paciente com hiperuricemia, com crises frequentes de gota, com exantema maculopapular leve recorrente com uso de alopurinol e sem resposta clínica com outras medicações, com recomendação de usar 300mg/dia do fármaco.
Indicada dessensibilização lenta, com o paciente hospitalizado, sendo iniciada com a dose de 0,01mg (D1), sendo proposto esquema com administração a cada 3 horas, dobrando a dose a cada aplicação. Pouco antes de 2h após atingir 0,03mg evoluiu com exantema macular pruriginoso. Foi medicado com loratadina 20mg, com remissão após 20min, repetida dose no D2. Repetida a dose anterior do alopurinol, sem recidiva do quadro cutâneo até atingir 0,07mg. Não teve mais reações adversas, tendo atingido 100mg no D4 em 3 tomadas. Teve alta no D5, mantendo 100mg/dia em dose única ambulatorialmente por 7 dias e aumentamos 100mg a cada semana sob supervisão ambulatorial por 4 horas, até atingir o alvo de 300mg no D18, sem intercorrências.
Paciente mantem seguimento com reumatologia em uso correto da medicação e mantem níveis de ácido úrico pela primeira vez no alvo e sem crises.
Discussão: Embora o alopurinol seja um dos maiores causadores de farmacodermias graves, ele também acarreta reações não imediatas leves. Em casos em que esse fármaco é insubstituível, a dessensibilização lenta pode ser uma opção para permitir ao paciente o melhor tratamento de sua comorbidade.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Leticia Marcela Faune Nunes, Ingrid Estefani Borrero Narvaez, Isabela Ribeiro Ferraz dos Santos, Ana Carolina Donofrio silva, Diogo Costa Lacerda, Manoela Crespo de Magalhães Hoff, Marisa Rosimeire Ribeiro, Jorge Kalil, Pedro GIAVINA-BIANCHI, Marcelo Vivolo Aun