Dados do Trabalho


Título

Heterogeneidade clínica na Esofagite Eosinofílica: relato de caso

Resumo

Introdução: A esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença de fisiopatologia complexa, relacionada a uma resposta inflamatória Th2 e associada à sensibilização a alérgenos inalatórios e/ou alimentares. A heterogeneidade de apresentações clínicas muitas vezes retarda a suspeita e a investigação diagnóstica, acarretando piora dos sintomas e aumento do processo inflamatório local. O caso clínico a seguir demonstra a trajetória comum de muitos pacientes com diagnóstico de EoE submetidos a tratamentos para asma e refluxo gastro-esofágico (RGE), sem melhora clínica satisfatória.
Relato de caso: Menina de 6 anos, com história de sibilância recorrente desde o primeiro ano de vida e evolução para asma de difícil controle. Há 6 meses, semanas após a suspensão do corticoide inalatório para tratamento da asma, apresentou episódios de anafilaxia com a vômitos e dor abdominal imediatamente após consumo de amendoim e peixe, previamente consumidos com frequência. Anamnese detalhada identificou sintomas de disfagia desde os primeiros anos de vida, exacerbados após a suspensão do corticoide inalatório. A suspeita clínica associada ao fato do irmão gemelar encontrar-se em tratamento para EoE justificou a realização de endoscopia digestiva alta (EDA), que revelou a presença de até 60 eosinófilos em todas as porções do esôfago e alterações histológicas significantes, compatíveis com EoE.
Discussão: O escopo clínico de manifestações de EoE frequentemente vai além de quadros de disfagia e vômitos. Recusa alimentar, inapetência, preferência por texturas mais pastosas parecem ser sintomas clássicos, mas a presença de refluxo deve ser aventada frente a quadros de asma de difícil controle, especialmente na ausência de sensibilização a aeroalérgenos. A anamnese detalhada, exame físico minucioso, correta interpretação dos achados laboratoriais e acompanhamento longitudinal do paciente são pilares fundamentais para avaliar a indicação de EDA e instituição precoce do tratamento específico.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Mariana Curto Pasin, Renata Rodrigues Cocco