Dados do Trabalho


Título

Alergia Alimentar em Dermatite Atópica: diagnóstico por exposição duplo cega controlada por placebo

Resumo

Introdução: A Dermatite Atópica (DA) e a Alergia Alimentar podem coexistir em um paciente. Além das reações mediadas por IgE, sabe-se que alimentos como leite e ovo podem ser gatilho para piora do eczema em crianças sensibilizadas, principalmente no início da vida. Estudos Clínicos revelaram que mais de 50% das crianças com DA exacerbada por alimentos irão apresentar piora do eczema sozinho ou associado com sintomas imediatos. Apesar de levarmos em conta a história clínica e o grau de sensibilização, devemos confirmar o diagnóstico com testes de provocação oral.
Relato de Caso: S.A.M, 8 anos, sexo feminino, parda, natural e procedente de São Paulo. Antecedente pessoal de DA, Alergia Alimentar a Ovo e Rinite Alérgica. Com 1 ano de idade ingeriu ovo in natura e apresentou, após 15 minutos, urticas no corpo. Realizado prick teste, na época, para ovo positivo e o alimento foi suspenso da dieta. Trazia queixa de que, há um ano, apresentava piora do eczema após ingestão de alimentos contendo ovo termicamente tratado. Apresentava, IgE total > 2.000, IgEs específicas (CLIA)para Clara de Ovo= 66, Gema= 3,3, Ovoalbumina= 2,6 e Ovomucoide= 2,9. Realizado TPO duplo cego para Ovo processado (uma semana ingerindo bolo verum e outra, placebo), com resultado negativo (SCORAD inalterado de 13).
Discussão: A piora do eczema por alimentos na DA não deve ser negligenciada por Alergistas. Entretanto, restrições alimentares equivocadas levam à desnutrição e fatores psicológicos estressantes. O teste de provocação oral seguido de exposição por uma semana se mostrou útil para elucidar o diagnóstico e estabelecer uma dieta menos restritiva, com menor prejuízo nutricional e de qualidade de vida.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Daniella Vello Abdelmalack, Letícia Valquer Trevisol, Luisa Ferreira Silva Lopes, Luma Cardoso Gurgel de Souza, Vanessa Morato, Elaine Cristina de Almeida Kotchetkoff, Danielle Kiertsman Harari, Márcia Carvalho Mallozi, Lucila Camargo Lopes de Oliveira, Dirceu Solé