Dados do Trabalho


Título

Importância dos testes de provocação para diagnosticar UCInd com dois ou mais estímulos concomitantes

Resumo

Introdução: A urticária colinérgica induzida (UCind) pelo frio é um subtipo atípico de urticária crônica induzida em que as lesões aparecem apenas no exercício físico relacionado a ambiente frio. Relato: Caso 1: Mulher, 34 anos, relata dois episódios de urticas após realizar trilha seguida de banho em cachoeira. A paciente negava lesões após atividade física isolada ou contato com substâncias geladas. Caso 2: Homem, 51 anos, com início há 4 anos de urticas após corrida apenas em dias frios.Sem sintomas em outras situações. Caso 3: Homem, 20 anos,há dois meses com urticas após realização de atividade física na piscina (natação) e um episódio após jogar tênis em dia frio de inverno. Nega sintomas após contato com substâncias geladas ou após atividade física fora do contexto de temperatura fria. Em todos os casos acima havia resolução completa do quadro com uso de anti-histamínicos orais. Os três pacientes foram submetidos a um teste de provocação em três etapas. Inicialmente realizou-se avaliação para urticária ao frio com o Teste do Gelo, e, para os casos 2 e 3, foi adicionalmente realizado TempTest, todos com resultado negativo. Foi descartada a urticária colinérgica pelo Teste da Esteira. A última etapa consistiu em corrida na esteira por 15 minutos após o início da sudorese, seguida imediatamente de imersão de um dos membros superiores em bacia com água gelada por 5 minutos. Nos 3 casos houve o aparecimento de urticas no membro testado no intervalo de 5 a 15 minutos. Assim, foi dado o diagnóstico de Urticária Colinérgica induzida pelo frio.
Conclusão: Os casos exemplificam a importância de se considerar a história clínica no diagnóstico de urticária crônica induzida, visto que muitas vezes os testes de provocação avaliam apenas um desencadeante físico, excluindo aqueles cujos sintomas dependem de dois ou mais estímulos simultâneos. Ao valorizar o relato clínico e adequar o teste, evitamos falsos negativos e diagnósticos equivocados de urticária crônica espontânea.

Área

Urticária e angioedema

Autores

Marcela Schoen Ferreira, Natalia Menechino, Letícia Marcela Faune Nunes, Antônio Abílio Motta, Jorge Kalil, Rosana Câmara Agondi