XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

A precipitação do fenômeno de koebner pela hipersensibilidade alérgica de contato na psoríase palmoplantar

Resumos

Justificativa: Em casos de dermatite de contato palmoplantar refratária ao tratamento é necessário considerar a sobreposição com psoríase.
Relato: Mulher, 52 anos, há aproximadamente 2 anos vinha apresentando hiperceratose palmoplantar e prurido. Havia procurado diversos profissionais, realizado teste de contato alérgico com resultado positivo para cloreto de cobalto +/++ e exame micológico e cultura para fungos com Candida sp. Mantinha refratariedade aos tratamentos com corticoides sistêmico e tópicos, assim como antifúngico oral. Ao exame físico, além das alterações palmo-plantares apresentava placa eritematodescamativa em cotovelo esquerdo. O anatomopatológico apresentava reação inflamatória perivascular superficial com espongiose, hiperplasia psoriasiforme e esparsos microabscessos neutrofílicos intracórneos, achados compatíveis com o diagnóstico de psoríase palmoplantar associado a dermatite de contato alérgica. Iniciou-se metotrexato oral, atingindo dose de 20mg/semana associado com corticoide tópico. Após 16 semanas de tratamento paciente evoluiu com remissão completa das lesões cutâneas.
Discussão: A psoríase e a dermatite alérgica de contato são doenças inflamatórias comuns da pele, caracterizadas por alterações epiteliais e imunopatologia mediada por células T, envolvendo autoantígenos ou alérgenos. Em pacientes com psoríase, a coexistência de hipersensibilidade de contato pode explicar a localização de algumas lesões, resistência ao tratamento e pior prognóstico. A psoríase altera a barreira protetora da pele, diferentes microorganismos, irritantes e haptenos de contato penetram mais facilmente na camada epidérmica. Alguns autores relataram a precipitação do fenômeno de Köebner devido à hipersensibilidade alérgica de contato. Eczemas palmo-plantares trazem grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, devemos ressaltar que em quadros refratários aos tratamentos tradicionais, a psoríase deve ser uma hipótese diagnóstica a ser considerada.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Bárbara Garcia Sifuentes, Paulo Eduardo Silva Belluco, Juliana Botelho Carvalho, Letícia Oba Galvão, Júllia Eduarda Feijó Belluco, Bárbara Matsumoto Lima, Rosana Zabulon Feijó Belluco, Larissa Matos Rodrigues de Brito, Cláudia Juliane Martins de Melo, Franciane Paula da Silva