XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de Alexitimia entre pacientes com Urticária Crônica em um serviço de referência em alergia

Resumo

Justificativa: Alexitimia é um traço de personalidade caracterizado por uma capacidade reduzida de processar emoções, resultando na dificuldade de identificar sentimentos e distingui-los das sensações corporais. Tem sido associado a vários problemas de saúde o que pode influenciar a resposta ao tratamento em várias condições. A urticária crônica (UC) costuma estar associada a sintomas psiquiátricos que podem desempenhar papel na gênese e evolução da doença.
Objetivos: Avaliar a frequência de alexitimia em pacientes com UC bem como possíveis associações entre controle da doença, gravidade, adesão ao tratamento e qualidade de vida.
Métodos: Estudo transversal com aplicação de 6 questionários através de ficha clínica para maiores de 18 anos com UC (maior/igual 6 semanas): Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-20), Pontuação de atividade de urticária em 7 dias (UAS7); Teste de controle de urticária (UCT); Qualidade de vida na urticária crônica (CU-Q2oL) e Escala de adesão à medicação de Morisky.
Resultados: Dos 23 pacientes avaliados, 82,6% eram do sexo feminino e a média de idade de 50,7 anos. A prevalência da alexitimia foi de 39,1%, UCT <12 foi observado em 30,4% dos pacientes com alexitimia e 22% dos sem a condição (p=0,1968). Não houve diferença significativa quanto a gravidade da doença (UAS7>6) ao comparar pacientes com ou sem alexitimia (p=0,0648), assim como quanto a presença de angioedema (p=1) ou adesão/não adesão ao tratamento (p=1). A qualidade de vida (CUQ2oL) observada em pacientes com alexitimia (72,6) foi pior do que a observada nos pacientes sem a condição (48,8).
Conclusões: A prevalência de alexitimia em pacientes com urticária é significativa. Pacientes com alexitimia apresentam controle e atividade da doença, prevalência de angioedema e adesão ao tratamento semelhante aos de pacientes sem a condição, apesar do maior impacto na qualidade de vida.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Luana Cézar Melquíades de Medeiros, Alex Eustáquio de Lacerda, Inês Cristina Camelo Nunes, Ivan Cherrez, Luis Felipe C. Ensina