XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Atenção a adesão da corticoterapia deglutida nos pacientes com esofagite eosinofílica (EoE) e o impacto no desfecho da doença.

Resumo

Justificativa:
A esofagite eosinofílica (EoE) é uma condição inflamatória do esôfago que tem como uma das terapias disponíveis o uso de corticoides deglutidos, porém a eficácia do tratamento estás diretamente relacionada ao grau de adesão. Esse estudo tem por objetivo avaliar a taxa de adesão ao corticoide deglutido e os possíveis fatores associados.
Metodologia:
Foi realizado um estudo retrospectivo de prontuários das duas últimas consultas dos pacientes com EoE entre 2019-2022 em um ambulatório de um hospital pediátrico terciário. Foram analisados o pacientes em uso de corticoide deglutido quanto ao gênero, faixa etária, aderência ao tratamento (a boa adesão foi caracterizada por uso com técnica adequada mais que 3 vezes/semana), alteração na endoscopia digestiva alta, dose média da medicação e presença de efeitos colaterais.
Resultados:
Dos 35 pacientes em seguimento por EoE, 20 (15M:5F) tinham prescrição de corticoide deglutido. A média de idade dos pacientes foi de 12,3 anos (6-18 anos) e a dose média de corticoide deglutido foi de 860mcg. Desses, 12 apresentaram boa adesão ao tratamento e 8 não aderiram corretamente. Dos 8 pacientes que não aderiram corretamente, 6 não utilizaram a medicação e 2 utilizaram a técnica incorretamente. Com relação aos fatores relacionados a adesão adequada ao tratamento não observamos diferença estatisticamente significativa quanto a sexo, dose média de corticosteroide deglutido prescrito e efeitos adversos. Pacientes com 13 anos ou mais se mostraram significativamente mais aderentes ao tratamento (p = 0,01). A não adesão ao tratamento contribuiu de maneira significante (p = 0,014) para o maior número de eosinófilos no esôfago.
Conclusão:
A má adesão ao tratamento foi relevante em nosso estudo e contribuiu para um pior desfecho do controle da EoE.
É importante que sejamos assertivos e eficientes ao abordar a importância da aderência à medicação e enfatizar a técnica adequada.

Área

» Outros

Autores

DAVID PESSOA PACHECO LOBO, Antonio Carlos Pastorino, Ana Paula Mosquione Castro, Pamela Fernandes Alves Barbosa, Mayra de Barros Dorna, Beni Morgenstern, Rejane Rimazza Casagrande, Glauce Hiromi Yonamine, Ricardo Cesar Vieira Madeiro Filho, Isadora Carvalho Medeiros Francescantonio