XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Manejo das complicações de BCG em Erros Inatos da Imunidade: Um desafio.

Resumo

A complicação secundária à vacina de BCG é frequente nos erros inatos de imunidade (EII). O objetivo deste trabalho é avaliar o esquema terapêutico realizado num ambulatório de Imunologia em pacientes com EII vacinados para BCG ao nascimento, tendo em vista a ausência de protocolo estabelecido na literatura.
Relatos de caso: Caso 1, masculino, diagnóstico de SCID (T-B+NK+) aos 8 meses, mutação IL2RG, com lesões maculopapulares e esplenomegalia. Iniciada Isoniazida e ampliado com Rifampicina, Levofloxacina e Etambutol após imagem torácica com micronódulos e opacidade em vidro fosco. Feito transplante de medula óssea com sucesso, porém evolui a óbito por infecção de citomegalovírus refratária a tratamento.
Caso 2, masculino, pais consanguíneos, linfonodomegalia axilar com exsudação serosanguinolenta. Diagnosticado defeito de receptor de IFN-gama aos 3 meses. Recebeu Isoniazida, Etambutol e Rifampicina, posteriormente acrescida Ciprofloxacina devido linfonodomegalia mediastinal. Tratamento suspenso após 1 ano do início, com boa resposta clínica.
Caso 3, masculino, diagnóstico de mutação em IKBKG, apresentou sepse, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia, isolada micobactéria em biópsia de linfonodo. Iniciado Isoniazida, Etambutol e Rifampicina, adicionada Levofloxacina após aumento linfonodal. Suspensa Rifampicina por não tolerância do paciente, mantido esquema tríplice até o momento.
Discussão: No tratamento de BCGose em pacientes com EII recomenda-se pelo menos 3 antimicobacterianos na linfadenopatia regional e 4 nas formas disseminadas. É sabido da possibilidade de complicações após a aplicação de vacina BCG nesses pacientes, entretanto, observa-se ausência de trabalhos relativos às características do tratamento, tornando evidente a discordância sobre o tempo de terapia, as drogas empregadas e o manejo pré e pós transplante quando indicado. Esta questão se reflete na condução de nossos pacientes e alerta sobre a necessidade de ampliação dos estudos sobre o tema.

Área

» Imunodeficiências

Autores

BEATRIZ FERNANDES TRENTIN, BRUNA PATRÍCIA NORONHA REIS, LETÍCIA LEME RESENDE MORI, CECÍLIA OLIVEIRA ROBALINO, MAINE LUELLAH DEMARET BARDOU, MARINA TEIXEIRA HENRIQUES, NYLA THYARA MELO LOBÃO FRAGNAN, JULIANA FOLLONI, PEDRO MENDES LAGES, ANETE SEVCIOVIC GRUMACH