Dados do Trabalho
Título
Sensibilização mediada por IgE e a importância do Teste de Provocação Oral
Resumos
Justificativa: As leguminosas são uma rica fonte de nutrientes e podem desencadear reações mediadas por IgE. Entretanto, apenas alguns casos de alergia ao feijão foram descritos. Apenas a sensibilização a IgE não determina a indicação de dieta de exclusão ao alimento. O objetivo é relatar um caso de sensibilização a feijão com teste de provocação oral (TPO) negativo.
Relato do caso: Paciente 10 anos, com história que durante a introdução alimentar, apresentou vômitos após comer feijão. Negou outros sintomas graves e IgE mediados. O alimento foi suspenso da dieta e foram dosadas as IgE específicas para feijão (F15) em 2020, 1,19 KU/L; em 2021, 1,29 KU/L e em 2022, 1,44 KU/L. Em 2021 e 2022 realizados prick to prick, positivos para feijão preto, marrom e branco. Relato de consumo de outras leguminosas sem reação. Sem ingestão acidental de feijão. A despeito do resultado do prick test e sem história clínica de alergia IgE mediada, foi sugerido teste de provocação oral (TPO). Em 15/06/22 foi realizado TPO com mix de feijão preto, branco e marrom. Inicialmente 6g (10%), seguidos de 24g (40%) e 30g (60%). Não houve reação. Liberado ingestão do feijão com consumo regular sem intercorrências.
Discussão: Crescente problema de saúde o desenvolvimento da alergia alimentar é multifatorial. O diagnóstico preciso é essencial para o manejo correto da alergia alimentar. O TPO é padrão ouro a fim de evitar dietas de exclusão desnecessárias. Após confirmação diagnóstica, há preocupação em garantir a exclusão do alimento, assegurando oferta nutricional adequada para desenvolvimento apropriado e uma melhor qualidade de vida. Ou como neste caso, o feijão, alimento tão importante na dieta do brasileiro, foi reintroduzido, sem intercorrências.
Área
» Alergia Alimentar
Autores
Christiane Mendonça Valente, Marcela Orsini, Gabriela Andrade Coelho Dias, Fernanda Marques Conceição, Mara Morelo Rocha Felix, Nathalia Mota Gomes de Almeida, Laira Vidal da Cunha Moreira, Mariana Stoll Leão