XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Urticária crônica induzida em pacientes com mastocitose sistêmica

Resumo

Justificativa
A mastocitose sistêmica é uma doença rara e grave. Sua exacerbação está associada a vários desencadeantes como infecções, medicamentos e estresse. Entretanto, não é incomum que os pacientes refiram sintomas após estímulos físicos. O objetivo deste estudo foi testar os estímulos físicos referidos pelos pacientes, comprovando uma urticária crônica induzida (UCInd).
Métodos
Estudo prospectivo com adultos com diagnóstico de mastocitose sistêmica em acompanhamento em um centro terciário. O critério de inclusão foi apresentar história espontânea de sintomas induzidos por estímulos físicos. Foram excluídos aqueles em uso de anti-histamínicos contínuos sem condições de suspensão por 7 dias. Os testes foram realizados a partir da história clínica e sua positividade avaliada conforme o consenso mundial de UCInd.
Resultados
Foram avaliados 10 pacientes, sendo 90% mulheres, com média de idade de 46 anos e duração da doença de 15,7 anos. Anafilaxia foi referida por 6 pacientes (60%). Do total, 7 pacientes (70%) estavam em uso de anti-histamínico, 4 (40%), de cetotifeno e 3 (30%) estavam em uso de citorredutores. Os principais fatores desencadeantes eram AINEs (70%) e himenópteros (20%). Em relação às UCInds, 8 (80%) pacientes referiam ser desencadeadas por calor, 6 (60%) por sol, 3 (30%) por frio, 3 (30%) por sudorese, 2 (20%) por fricção e 2 (20%) por pressão tardia. Dentre os estímulos testados, 5 pacientes apresentaram pelo menos um estímulo positivo para UCInd (70%), sendo as mais frequentes fricção (100%), colinérgica (100%), inclusive com reação sistêmica, e frio (66,6%).
Conclusão
Embora vários estímulos possam desencadear sintomas nos pacientes com mastocitose sistêmica, os estímulos de UCInd nem sempre são valorizados. Nesse estudo, mostramos que muitos sintomas considerados subjetivos, como calor e frio, foram comprovados através de testes específicos para UCInd. Portanto, essa queixa deve ser valorizada, comprovada e, eventualmente, tratada especificamente.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

PAULA LAZARETTI MORATO CASTRO, Adriana Pitchon, Marcelo Vivolo Aun, Jorge Kalil, Pedro Giavina-Bianchi, Rosana Câmara Agondi