XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Ectima gangrenoso e sepse por Pseudomonas aeruginosa com gangrena periférica, levando a amputação de mãos

Resumos

Justificativa:Relatar um caso de evolução gravíssima por Pseudomonas aeruginosa em paciente previamente hígida de dois anos de idade.
Relato do Caso:Criança, dois anos, feminina, iniciou lesão em região vulvar, caracterizada como ectima gangrenoso. Evoluiu com choque séptico, Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, monilíase oral, peritonite e gangrena periférica de membros superiores e inferiores, levando a amputação de ambas as mãos, além de alguns artelhos. Sem internação anterior e histórico de apenas uma otite prévia. Nasceu a termo, sem reações adversas vacinais, sem antecedentes de Erros Inatos da Imunidade (EII) na família e sem consanguinidade. Possui uma irmã saudável. A cultura de biópsia da lesão vulvar e do líquido peritoneal evidenciou P. aeruginosa.
Exames imunológicos: IgG sérica total 441 ( Foi iniciada reposição de imunoglobulina (Ig) humana endovenosa com excelente evolução clínica nos últimos três anos.
Discussão: Infecções graves por P. aeruginosa associadas a ectima gangrenoso podem estar relacionadas a defeitos graves de anticorpos (como na agamaglobulinemia). No entanto, a paciente apresentava apenas IgG sérica total pouco abaixo do P10. Defeitos da imunidade inata envolvendo genes como IRAK4 e MYD88, além da síndrome de hiper-IgM também poderiam ser uma possibilidade, mas foram descartados.
Porém, a evolução rápida e grave dessa paciente, além da resposta favorável à reposição de Ig alerta-nos para a suspeição e continuidade da investigação de um EII.

Área

» Imunodeficiências

Autores

Flávia Alice Timburibá de Medeiros Guimarães, Andressa Garcia Lima , Marco Antonio Correa Rebello Cezar, Cíntia Araujo Pereira, Aryani Rego Rodrigues, Antonio Carlos Tanajura Macedo, Alexandre Peixoto Serafim