XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Avaliação Clínica de um Grupo de Pacientes com Dermatite Atópica Grave, Tratados com Dupilumab

Resumo

Justificativa Metodologia:
A Dermatite atópica (DA) é definida como uma doença inflamatória da pele, de caráter crônico e redicivante, que acomete predominantemente pacientes da faixa etária pediátrica. A fisiopatologia inclui desregulação imunológica, fatores genéticos e alterações na barreira cutânea. A DA incide em cerca de 10% das crianças e 4% dos adultos. Sua forma grave é de difícil tratamento, afeta até 10% do total de casos, caracterizando um grupo de pacientes com necessidades terapêuticas específicas. O Dupilumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano contra a cadeia alfa dos receptores da IL-4 e IL-13, aprovado no Brasil para tratamento de DA grave a partir de 6 anos de idade. Em alguns países, já aprovado a partir dos 6 meses de idade.
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi analisar alguns dados clínico-epidemiológicos de um grupo de pacientes com DA que preencheram quesitos para tratamento com Dupilumabe na dose de 200mg ou 300mg, em uma clínica no interior do Estado de São Paulo. Foram coletados dados entre Fevereiro de 2019 e Junho de 2022.
Resultados:
Foram identificados 95 pacientes com DA, 50 do gênero feminino e 45 do gênero masculino. A idade variou de 6 a 72 anos, sendo 14% dos pacientes entre 6-12 anos, 15% de 12-18 anos e 71% acima de 18 anos. Sobre os resultados do tratamento com Dupilumabe, 53% dos pacientes tiveram controle total da DA, 41% melhora significativa, 3% sem controle e 3% abandonaram o tratamento. Em um subgrupo de 54 pacientes, foram identificadas alergia a ácaros em 68% dos pacientes, alergia alimentar em 32%, alergia a medicamento 15%, dermatite de contato em 13%, Asma em 6%, Hipertensão 4%, e Diabetes mellitus 4% e pacientes sem comorbidades 11%.
Conclusões: os adultos predominaram devido aos aspectos regulatórios. O Dupilumab se mostrou eficaz em 94% dos casos, preenchendo necessidades não atendidas desses pacientes, cuja terapêutica falhou todas outras alternativas disponíveis no tempo deste estudo.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Aline Marques Casagrande, Naielly Fernanda Camatare Da Silva, Sara Alice Vicente Crisostomo, Vanda Mariano De Araujo, Antonio Condino-Neto