Dados do Trabalho
Título
Dermatite atópica grave e refratária em adulto com excelente resposta ao tratamento com upadacitinibe
Resumos
A. Justificativa: O objetivo de relatar este caso clínico é chamar a atenção para a boa resposta de nova linha terapêutica no manejo da dermatite atópica (DA) grave refratária. As publicações de ensaios clínicos sobre o uso do upadacitinibe nos pacientes com DA, nos anos 2021 e 2022, apresentam resultados robustos e promissores, com visível melhora clínica em uma doença cujos tratamentos atuais apresentam consideráveis paraefeitos e recidivas.
B. Relato de caso: paciente masculino, 65 anos, com diagnóstico de DA grave refratária, 35 anos de evolução, utilizando durante períodos prolongados corticoesteróides e macrolídeos tópicos, anti-histamínicos e corticoesteróides por via oral e imunossupressor sistêmico, com respostas terapêuticas parciais e comprometimento significativo na qualidade de vida, com scoring atopic dermatitis (SCORAD) de 96,15 antes do tratamento com upadacitinibe, após 2 semanas com este medicamento na dose de 15mg diária, o paciente obteve diminuição dos sintomas e remissão das lesões de forma significativa, passando para SCORAD de 19,9. Destacando melhora expressiva no prurido após 4 dias de tratamento.
C. Discussão: a DA, uma doença inflamatória crônica, tem sua manifestação clínica, grau de severidade e resposta terapêutica dependente do fenótipo. Por causar um impacto biopsicossocial significativo, a busca por novas alternativas terapêuticas mais eficazes e seguras tem sido foco de pesquisas nos últimos anos. O upadacitinibe, inibidor seletivo e reversível de janus quinase 1 (JAK-1) - modula a ação das substâncias envolvidas no processo inflamatório, inibindo informações extracelulares ao núcleo. Recentemente autorizado para comercialização no nosso país é de oportuna relevância informar experiências exitosas e descrever sua repercussão na qualidade de vida dos pacientes, neste caso podemos verificar uma remissão da doença em breve período de tratamento com nova alternativa para casos graves e refratários, com documentação fotográfica e SCORAD.
Área
» Dermatite atópica e de contato
Autores
Hélio Miguel Lopes Simão, Ana Carolina Storch Klein, Camila Samrsla Möller, Dâmaris Manfro Pinto Garcia, Julia Gabriela Storch Klein