XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Importância do diagnóstico da Síndrome Alfa-Gal em pacientes com alergia alimentar de início tardio: relato de caso.

Resumos

Justificativa: O objetivo do presente relato de caso é ressaltar a importância do diagnóstico da Síndrome Alfa-Gal para auxiliar no correto manejo e orientação sobre a dieta de exclusão de carne vermelha.
Relato de caso: Paciente L.R.M.B, 44 anos, feminino, com história de 7 episódios de Urticária Aguda Grave após ingestão de carne vermelha. Compareceu ao Ambulatório de Alergia e Imunologia em Juiz de Fora/MG para investigação diagnóstica, com relato de contato frequente com carrapatos devido à presença em área rural. Solicitado dosagem de IgE total (91,1 UI/mL) e IgE específica pelo método ImmunoCAP para carne de vaca (1,4 UI/mL) e Alfa-Gal (9,0 UI/mL). Feito diagnóstico de Síndrome Alfa-Gal, sendo orientado dieta de exclusão total de carne vermelha.
Discussão: A Síndrome Alfa-Gal apresenta características exclusivas, que a diferem das demais alergias alimentares, como início na idade adulta ou no final da infância, uma relação com picadas anteriores de carrapatos, a reatividade IgE-mediada contra epítopos não proteicos e o atraso característico entre a ingestão da carne de mamífero e o início dos sintomas, ou seja, reações retardadas de 3 a 6 horas após a exposição. O diagnóstico é clínico, baseado na história de reação alérgica tardia após ingestão de carne vermelha, associada a teste de IgE específica para galactose-alfa,1,3-galctose (α-Gal) maior ou igual a 0,1UI/mL (ou >2% da IgE total). Além da urticária e da anafilaxia, os pacientes podem apresentar sintomas gastrointestinais. A principal recomendação é evitar completamente a ingestão de carne de mamíferos. Os casos de Síndrome Alfa-Gal são descritos em todo o mundo desde o ano de 2009. E, por se tratar de uma alergia alimentar que foge dos padrões, uma maior conscientização dos profissionais de saúde é necessária para que esta doença não seja subdiagnosticada.

Área

» Alergia Alimentar

Autores

Aline Pereira de Araújo, Marina Cunha de Souza Lima, Eduardo Cunha de Souza Lima, Fernando Monteiro Aarestrup, Eduardo Magalhães de Souza Lima, Ingrid Pimentel Cunha Magalhães de Souza Lima, Maria Laura Pires de Carvalho Pereira, Vinícius Tadeu De Oliveira Lopes