Dados do Trabalho
Título
Angioedema Hereditário com edema marginatum e a dificuldade em orientar o tratamento adequado nas crises
Resumos
Justificativa: Ressaltar a importância do conhecimento do Angioedema mediado por bradicinina por outras especialidades para evitar tratamentos inadequados.
Relato de caso: M.V.F.C., 22 anos, feminino, há 1 ano iniciou quadro semanal de edema autolimitado, circunscrito, assimétrico, desfigurante e não pruriginoso em lábios, olhos e língua, e ocasionalmente em mãos e pés, associados a máculas avermelhadas de caráter fugaz e bordos mal delimitados com aparecimento em membros superiores e inferiores. Relatava uso de anti-histaminícos e corticosteróides em Prontos Socorros durante as crises, sem melhora do quadro. Havia iniciado, recentemente, uso diário de anticoncepcional combinado. Em primeira consulta com o alergista, em centro de referência em Campina Grande - PB, foi indicado tratamento com anti-histamínico contínuo e aumentado até dose quadruplicada de levocetirizina. Sem melhora, a hipótese de Angioedema Hereditário com Eritema Marginatum foi levantada. Solicitados exames que mostraram Inibidor de C1 esterase funcional de 39% (em duas dosagens) e C4 de 17, confirmando o diagnóstico de AEH tipo II, prescrito Oxandrolona 5mg/dia, realizado relatório para uso do plasma fresco ou Icatibanto nas crises e orientada a utilizar anticoncepcional apenas com progesterona. Em retorno, relata ter apresentado um episódio de angioedema labial importante, procurando emergência, mas insistiram em tratamento com anti-histamínico e corticoide. Após piora do quadro, optaram por realizar o plasma fresco.
Discussão: O caso chama atenção para o fato que mesmo com relatório com diagnóstico e orientações escritos por especialista alergista e imunologista, alguns profissionais insistem em tratar crises de angioedema do tipo bradicinérgico com anti-histamínicos e corticoides, muitas vezes por falta de conhecimento deste tipo de patologia.
Área
» Urticária e angioedema
Autores
Sabryna Maciel da Cunha, Maria Gabriela Viana de Sá, Marília Araújo Vasconcelos, Victoria Rodrigues Durand, Nicoly Ferreira Silva, Adrio Pessoa Bezerra, Melissa Giovanna Gomes Ribeiro, Hêmily Alves Aquino, Teresa Maria Rodrigues Costa Araújo, Maria do Socorro Viana Silva de Sá