XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Importância do controle da Urticária Crônica Espontânea na gestação - Relato de Caso

Resumos

Justificativa: A maioria dos pacientes com Urticária Crônica Espontânea (UCE) é do sexo feminino, apesar disso, faltam publicações sobre a prevalência de urticária durante a gestação e amamentação, sua possível associação com complicações gestacionais ou repercussões fetais e segurança na terapêutica. O objetivo deste estudo é apresentar um caso de uma gestante com UCE grave, amenizada durante a amamentação pelo uso de omalizumabe.
Relato de Caso: Feminina, 20 anos, com diagnóstico de UCE, apesar de tratamento com dose quadruplicada de anti-histamínico, manteve-se sintomática e foi indicado Omalizumabe 300mg. Apresentou melhora completa dos sintomas, no entanto engravidou e com 20 semanas de idade gestacional optou por descontinuar o tratamento por receio de repercussões fetais. Evoluiu com reaparecimento do prurido, provocando despertares noturnos, lesões urticariformes e angioedema, que levaram o obstetra a investigações e tratamentos desnecessários tais como escabiose. Foi reintroduzido uso de omalizumabe no período de lactação, obtendo em 2 aplicações melhora completa dos sintomas e dos escores DLQI, UAS-7 e UCT.
Discussão: Omalizumabe é uma imunoterapia anti-IgE indicada, entre outros, para asma e UCE. É classificada como categoria B pela FDA na gestação, podendo ser detectado no sangue materno e no cordão umbilical no momento do parto. Até o momento, nos relatos de pacientes tratadas com Omalizumabe para UCE durante a gestação e amamentação, as poucas intercorrências não tiveram relação com o medicamento e, como benefício, tiveram bom controle da doença. No caso apresentado, a piora da UCE durante a gestação ocorreu com a suspensão do tratamento com omalizumabe. Entretanto, durante a amamentação os sintomas foram mitigados graças à reintrodução do medicamento. A necessidade clínica da mãe foi considerada juntamente com os benefícios da amamentação para o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Matheus Alves Pacheco, Ana Paula Faccin Araujo De Souza, Athos Paulo Santos Martini, Jane da Silva