XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Eventos Adversos a vacinas anti COVID19 em portadores de UCE.

Resumo

Justificativa: A urticária crônica espontânea (UCE), é uma doença definida pela recorrência de urticas, angioedema ou ambos por período ≥ 6 semanas.
Com o início do programa de vacinação contra a COVID-19 no Brasil, surgiu uma série de questionamentos relacionados ao uso dos imunizantes, culminando com um posicionamento da ASBAI em 2021 recomendando a vacinação de pacientes com UCE controlada.
Este estudo tem por objetivo determinar a incidência de reações adversas num grupo de pacientes com UCE acompanhados num centro de referência e excelência UCARE.
Métodos: Estudo prospectivo realizado de junho a setembro de 2021. Os pacientes foram questionados sobre a vacinação para COVID 19 e sobre a existência de eventos adversos pós-vacinação (EAPV), durante suas consultas regulares.
Resultados: Foram incluídos 34 pacientes com UCE, com média de 52 anos. Trinta e dois (94%) eram do sexo feminino e 2 (6%) do masculino. 65% fizeram uso, das duas doses iniciais, de vacina Astrazeneca, 26% de Coronavac, e 9% Pfizer. Oito pacientes (24%) não relataram quaisquer reações a vacina; 3 (9%) relataram exacerbação da UCE, sendo 2 com urticas e prurido, e 1 com angioedema. Os demais relataram EAPVs esperados como febre, cefaleia, dor local, dor no corpo.
Todos os pacientes que apresentaram exacerbação dos sintomas da UCE ao tomarem a vacina estavam na etapa 2 de tratamento da urticaria. Dos 8 pacientes que não apresentaram reação 50% estavam na etapa 2, 25% na etapa 1, 12,5% na etapa 3, e 12,5% na etapa 4.
Conclusão: Nossos dados sugerem que reações às vacinas anti-COVID19, em pacientes com UCE são pouco frequentes. Deste modo a imunização dos mesmos deve ser encorajada independente da gravidade da doença.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Pablo Waldeck Gonçalves de Souza, Bianca Victoria de Oliveira Martins, Fernando da Cruz Arbs, Nathássia da Rosa Paiva Bahiense Moreira, Sergio Duarte Dortas Junior, Solange Oliveira Rodrigues Valle