XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Urticária solar: forma rara de urticária crônica induzida - relato de caso

Resumos

A. A urticária solar também conhecida como urticária adquirida por exposição à luz, é caracterizada pelo desenvolvimento de lesões pruriginosas eritêmato-papulosas cerca de um a três minutos após exposição à luz solar. Ela representa menos de 1% de todos os tipos de urticária. Devido a raridade da condição e a dificuldade diagnóstica, esse estudo busca relatar o caso de uma urticária solar, reportando a investigação e terapêutica instituída.
B. Paciente, MLS, 23 anos com história de urticas após exposição ao sol há 3 anos As lesões evoluíram com maior frequência e intensidade sempre após exposição solar. Negava outros fatores desencadeantes, aparecimento espontâneo das lesões ou outros sintomas associados. Paciente previamente hígida sem comorbidades. Teste de controle da Urticária (UCT) da admissão com pontuação de 01. Iniciado dose quadruplicada da anti-histamínico visto que já fazia uso diário em dose habitual - com manutenção dos sintomas. Durante investigação clínica paciente apresentava hemograma, provas inflamatórias, função e auto anticorpos tireoidianos normais. Realizou fototeste através da irradiação com luz artificial, provocando minutos após a presença de urticas, sendo dado o diagnóstico de urticária solar. Paciente segue com pouca resposta à terapêutica atual, mantendo UCT no máximo de 4 pontos, com indicação de associação do Omalizumabe.
C. Para o diagnóstico correto da urticária solar, faz-se necessário coletar uma história clínica completa para estabelecer bem a relação causa-consequência. Pela raridade deste tipo de urticária, muitos pacientes recebem o diagnóstico de outros tipos de alergias, submetendo-se por vezes à exclusão de alimentos ou medicamentos. O fototeste, seja com luz natural ou artificial, é fundamental para o diagnóstico. No caso relatado a anamnese foi essencial para investigação diagnóstica e posterior confirmação deste tipo de urticária induzida com realização do teste específico.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

MATHEUS BRANDT DE MELLO COSTA OLIVEIRA, LAYRA LAYANE DE ANDRADE BELO REBOUÇAS, ANA CARLA AUGUSTO MOURA FALCAO, Dayanne Mota Veloso Bruscky, ADRIANA AZOUBEL ANTUNES, ANA CAROLINE Cavalcanti Dela Bianca Melo, ALANA DANTAS DE MELO, VALERIA LIMA FERREIRA