XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Análise da relevância de aspectos comportamentais, econômicos e sociais para equipe médica que atende pacientes portadores de Dermatite Atópica na faixa etária pediátrica

Resumo

Justificativa: A dermatite Atópica (DA) compromete de maneira significativa comportamento e interação social dos pacientes. Dessa forma, o estudo objetiva avaliar a relevância dada pela equipe médica aos aspectos comportamentais, econômicos e sociais dos pacientes com DA.
Métodos: Estudo retrospectivo e descritivo pela revisão de prontuários de pacientes diagnosticados com DA, atendidos em hospital terciário de janeiro de 2019 a outubro de 2021.
Resultados: Foram avaliados 152 pacientes com DA, destes 54,6% do sexo feminino e 45,9%, masculino, idade média de 5 a 9 anos. Quanto a severidade da DA: 67,7% leve, 17,1% moderada, 9,2% grave e 5,9% não descrito. Início dos sintomas de zero a 11 meses em 32%. Apresentavam condição alérgica concomitante 89,4% e 49,3%, mais de uma comorbidade, sendo asma e rinite as mais frequentes. Apenas 39,4% possuíam compreensão e adesão à profilaxia ambiental. Uso de medicações orais: 69,1% de forma adequada, 16,4% inadequada, 1,9% não descrito e 12,5% sem uso. Sem relato de uso prévio de imunossupressor em 90,1%. Histórico de internações e atendimentos em urgência em 29,4%. Ainda, ao avaliar renda mensal familiar média, 21% com 2 a 5 salários mínimos e 61% não informados. A escolaridade dos responsáveis não foi registrada em 98,6%. Sobre perda de dias de trabalho, prejuízo familiar e custos do tratamento, sem descrição em 89,4%, 98% e 89% respectivamente. Sem dados da ocorrência de prurido afetando o sono em 46,7% e não informado; agressividade e agitação em 92,7% e 82,8% dos prontuários. Em 95,3% sem descrição da presença de outros distúrbios psiquiátricos. Registrado impacto psicossocial apenas em 10,7% dos avaliados. Conclusões: Demonstra-se que a investigação sobre aspectos psicossociais e financeiros dos pacientes com DA ainda é limitada durante as consultas médicas. Estruturação e treinamento da equipe médica para abordar estes aspectos se mostra de grande importância para o tratamento da DA.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Samara Vilela da Mata Nunes, Ana Luísa Brunello, Ana Carolina Taveira Engler Raiz Coelho, Karen Sampaio Capilla, Rafaela da Silva Lanzioti, Marina Mayumi Vendrame Takao, Marcos Tadeu Nolasco Da Silva, Adriana Gut Lopes Riccetto