XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Urticária Azul - Relato de Caso

Resumos

Justificativa: O uso do corante azul patente para biópsia de linfonodo sentinela tem se difundido como forma de evitar a linfadenectomia total. Entretanto, a incidência de reações de hipersensibilidade por azul patente tem aumentado, sendo um desafio no período perioperatório.

Relato de caso: Paciente feminino, 57 anos, hipertensa em uso de losartana, anlodipino e hidrocloratiazida. Negava outras comorbidades e hipersensibilidade a medicamentos. Anestesia prévia sem intercorrências. Submetida a segmentectomia de mama direita com biópsia de linfonodo sentinela, com monitorização inicial por cardioscópio, oxímetro de pulso (SpO2), pressão arterial não invasiva (PANI). Antibioticoprofilaxia com cefazolina 2g. Indução anestésica com Alfentanil 2500mcg, lidocaína 60mg, propofol 180mg, e rocurônio 30mg.
Realizada intubação orotraqueal, sem intercorrências. Após 40 minutos da injeção de azul patente no tecido subcutâneo da mama direita, a paciente apresentou urticas azuladas por todo tronco, com extensão para pelve e axila direita, além de hipotensão significativa (PANI~79x59mmHg), hipóxia (SpO2~89%) e roncos difusos.
Anafilaxia foi diagnosticada, e foram administradas epinefrina 200mcg, hidrocortisona 500mg e difenidramina 50mg, salbutamol 300mcg e hidratação venosa vigorosa com 1000ml de Plasma Star. A paciente evoluiu com estabilidade hemodinâmica e foi encaminhada à unidade de recuperação pós anestésica, ainda intubada, e com urticas azuladas disseminadas.
Após 24h, a paciente evoluiu sem complicações.

Discussão: O uso de corantes triarilmetano têm sido relacionados a inúmeras reações de hipersensibilidade, apresentando-se desde urticária azul até anafilaxia grave.
O tratamento varia de acordo com a gravidade da reação. Devido à crescente incidência de tais reações, deve-se ter o conhecimento acerca da variabilidade da apresentação clínica, alterações laboratoriais , especialmente a dosagem de triptase sérica, além da terapêutica imediata.

Área

» Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Caroline Pinto Pássaro, Bruna Simões Tavares, Nathássia da Rosa Paiva Bahiense Moreira, Glória Felix de Souza, Fernando Antônio de Freitas Cantinho, Maria Stella de Castro Marcos Dias, Sergio Duarte Dortas Junior, Solange Oliveira Rodrigues Valle