XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da terapia medicamentosa para Urticária Crônica Espontânea em um Centro de Referência e Excelência UCARE

Resumo

Justificativa: A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é caracterizada pelo surgimento espontâneo de urticas, angioedema ou ambos, por um período ≥ 6 semanas. Até 2021 o tratamento era dividido em quatro etapas, sendo a primeira o uso de anti-histamínicos H1 (anti-H1) de segunda geração em dose usual; a segunda aumentar para até quatro vezes a dose do anti-H1; a terceira associação do Omalizumabe; e a quarta associação do anti-H1 com Ciclosporina A.
Nosso objetivo foi avaliar e analisar os dados quanto as etapas do tratamento dos pacientes, acompanhados em um Centro de Referência e Excelência em Urticária (UCARE), para atingir o controle da doença.

Material e Métodos: Estudo retrospectivo, por análise de prontuários, realizado no período de outubro de 2021 a agosto de 2022, com pacientes diagnosticados com UCE. Foram avaliados com UCT e UAS7. Pacientes com manifestação de angioedema isolado foram excluídos.
Foram considerados controlados os pacientes com UAS7 até 6 e UCT maior ou igual 12.

Resultados: Foram avaliados 68 pacientes, sendo 62 (91%) do sexo feminino. A média de idade foi de 50,1 anos.
Do total de pacientes, 46 (67,65%) apresentavam doença controlada. Destes 46 pacientes, 17 (36,96%) encontravam-se na etapa 1, 12(26,09%) na etapa 3, enquanto 11 (23,91%) encontravam-se na etapa 2, 4 (13,04%) na etapa 4.

Conclusão: Nossos dados confirmam os achados de outros estudos com maior prevalência da UCE no sexo feminino.
Uma vez que os dados foram levantados em um Centro de Referência e Excelência UCARE, verificamos que os pacientes se encontram, na sua maioria, nas etapas mais avançadas do tratamento para atingir o controle da doença.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

Nathássia da Rosa Paiva Bahiense Moreira, Sergio Duarte Dortas Junior, Caroline Pinto Pássaro, Pablo Waldeck Gonçalves de Souza, Guilherme Gomes Azizi, Solange Oliveira Rodrigues Valle