XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

USO DE INIBIDOR DE JAK-1: ALTERATIVA PARA DERMATITE ATÓPICA GRAVE

Resumos

JUSTIFICATIVA
Avaliar a eficácia e segurança do uso do upadacitinibe na dermatite atópica grave em um paciente que já havia realizado outras opções terapêuticas sem sucesso.

RELATO DE CASO
Paciente NSS, sexo masculino, 13 anos, apresenta o diagnóstico de dermatite atópica grave desde 2016, com SCORAD (Scoring Atopic Dermatitis) de 64. O paciente apresentava lesões cutâneas eritematosas pruriginosas, descamativas, liquenificadas e infiltrativas por todo o corpo, associadas a intenso prurido e limitação de movimento.
A investigação laboratorial evidenciou IgE total: 29300 UI/ml(normal < 100 UI/ml), prick test positivo para ácaros (Dermatophagoides pteronyssinus e farinae), além de eosinófilos em sangue periférico de 16%(2300).
Recebeu vários tratamentos, como hidratantes, anti-histamínicos e corticóides tópicos e orais, com resposta parcial. Porém, em 2022 apresentou piora importante do quadro, com infecções secundárias frequentes e prejuízo na qualidade de vida, com sintomas compatíveis com depressão, ansiedade e insônia, ocasionados pelo intenso prurido e aspecto das lesões.
Houve resistência materna em utilizar imunossupressores devido a possíveis efeitos colaterais, sendo então indicado o uso do upadacitinibe na dose de 15 mg, via oral, diariamente, iniciado no dia 11 de julho de 2022. Em 4 dias, houve controle do prurido e em 7 dias houve melhora das lesões e SCORAD reduzido para 45. Não houve queixas e efeitos colaterais associados a medicação.
Após 4 semanas, apresentou SCORAD de 8,8 com nota zero para os sintomas subjetivos (prurido e insônia). Além disso, paciente e família referiram impacto significativo na qualidade de vida, ida à escola, humor e sono.

DISCUSSÃO
Foi evidenciada melhora expressiva do SCORAD após 4 semanas da introdução do upadacitinibe. Não foram observados eventos adversos com o uso da medicação. O uso do inibidor de JAK-1 foi considerado eficaz e seguro para o tratamento da dermatite atópica grave no paciente relatado, com rápido início de ação.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Gabriela Chiquete, Gabriella Lopes Rezende, Paula Alessi, Soraya Regina Abu Jamra, Pérsio Roxo-Junior