Dados do Trabalho
Título
Otimização da leitura dos testes de contato com auxílio da dermatoscopia
Resumo
Justificativa: Apesar de amplamente utilizada em dermatologia, existem poucos estudos avaliando o benefício da dermatoscopia na interpretação de testes de contato. Com esse estudo objetivamos comparar a avaliação clínica e a dermatoscopia na interpretação dos resultados de teste de contato e correlacionar os dois métodos com a relevância clínica.
Métodos: Estudo prospectivo, realizado no ambulatório de alergia de um hospital terciário no mês de agosto de 2022, em pacientes com suspeita de dermatite alérgica de contato submetidos a testes de contato com bateria padrão. Realizada avaliação clínica dos resultados seguindo os critérios da ICDRG (International Contact Dermatitis Research Group) e também avaliação com auxílio da dermatoscopia. Resultados: Foram incluídos 62 pacientes, sendo 47 do sexo feminino (75,8%), com idade entre 18 e 82 anos, idade média de 55,7. Observamos 45 testes positivos (72,6%), com maior frequência de sulfato de níquel (32,2%), cloreto de cobalto (25,8%) e thimerosal (11,3%). Dentre as 63 substâncias com relevância clínica, 55 (87,3%) foram positivas para ambos os métodos enquanto 6 (9,5%) foram duvidosas na avaliação clínica e positivas na dermatoscopia, e 2(3,2%) duvidosas em ambas. Detectamos 27 reações sem relevância clínica para alergia, sendo 19 (70,4%) reações irritativas em ambos os métodos e 4 (14,8%) apenas na dermatoscopia. As telangiectasias foram encontradas em 13 (48,1%) das 27 reações irritativas e em 12 (19%) das 63 reações positivas com OR de 3,95 (p<0,05) sendo então mais relacionadas à irritação.A sensibilidade do teste aumentou de 96,6% para 98,4% com a dermatoscopia e a especificidade de 85,2% para 92%.Conclusões: Nosso trabalho confirmou que o teste de contato tem alta especificidade e sensibilidade. A dermatoscopia é um método não invasivo que pode ser utilizado no auxílio na avaliação dos resultados, podendo melhorar ainda mais esses parâmetros e sendo útil principalmente na confirmação de substâncias irritativas.
Área
» Dermatite atópica e de contato
Autores
RENATA MARLI GONÇALVES PIRES, ELIAS LAP CHEONG LAU RODRIGUEZ, LAHYS SATIKO DOI, LIZA SOUZA BRITO, VERIDIANA AUN RUFINO PEREIRA, MARIA ELISA BERTOCCO ANDRADE, FATIMA RODRIGUES FERNANDES