Dados do Trabalho
Título
Síndrome DRESS e neossensibilização a múltiplas drogas
Resumos
Justificativa:A DRESS(Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms),é uma reação adversa grave a medicamentos caracterizada por erupção cutâneo mucosa extensa do tipo exantemática, associada a febre,linfadenopatia,eosinofilia, podendo levar a acometimento multivisceral.Vários relatos clínicos descrevem a possibilidade de neossensibilização a drogas química e estruturalmente não relacionadas administradas durante um episódio de DRESS causada por anticonvulsivante.
Relato do caso: Trata-se de paciente do sexo feminino,6 anos,que após 6 semanas de uso do fenobarbital apresentou exantema maculopapular extenso, febre e queda do estado geral. Procurou pediatra, sendo prescritos anti-histamínico e amoxicilina. Evoluiu com piora clínica e lesões de aspecto purpúrico, foi internada e os exames evidenciaram eosinofilia, elevação de enzimas hepáticas e alteração da função renal, sendo iniciado corticoterapia. Teve melhora das lesões e do estado geral, porém apresentou um pico febril sendo administrado paracetamol e 30 minutos após teve edema periorbital, de mãos e pés. Recebeu alta com corticóide oral por 4 semanas. Após 3 meses, teve infecção urinária, usou amoxicilina/clavulanato e após 2 doses apresentou exantema pruriginoso difuso sendo suspenso o tratamento. Encaminhada ao serviço de alergia onde foi realizado teste de contato com fenobarbital, amoxicilina e paracetamol com resultado positivo para fenobarbital e paracetamol.
Discussão:O caso descrito é sugestivo de síndrome DRESS devido ao fenobarbital com desenvolvimento de neossensibilização secundária à amoxicilina e ao paracetamol. Estudos relatam a ocorrência de hipersensibilidade a drogas quimicamente não relacionadas em pacientes com DRESS devido ao estado transitório de imunossupressão que pode desencadear a reativação de vírus latentes e resposta maciça inespecífica do sistema imunológico,levando à quebra da tolerância a outras drogas presentes naquele momento no organismo.
Área
» Hipersensibilidade a medicamentos
Autores
Andressa Garcia Lima, Cintia Araujo Pereira, Fernanda Casares Marcelino