XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

IgE sérica total e gravidade da urticária crônica espontânea

Resumo

Justificativa: A urticaria crônica espontânea (UCE) comumente é classificada em autoalérgica ou autoimmune, e está associada à presença de IgE total elevada ou ao anticorpo anti-tireoperoxidase (TPO) positivo, respectivamente. O objetivo deste estudo foi avaliar os pacientes com UCE conforme a IgE sérica total e/ou a presença de anticorpo anti-tireoperoxidase.
Métodos: Estudo retrospectivo baseado em prontuário eletrônico de pacientes adultos com UCE em acompanhamento em um centro terciário de Alergia e Imunologia. Os pacientes foram avaliados quanto aos dados demográficos, frequência de angioedema (AE), de exacerbação por AINEs, teste do autossoro (TAS) e atopia. Posteriormente, foram classificados em “IgE positiva” (IgE sérica total >40 UI/mL) e/ou “anti-TPO positivo”.
Resultados: Foram incluídos 101 pacientes, sendo 92 (91,1%) do sexo feminino, médias de idade de 53 anos e tempo de doença de 13,4 anos. O anti-TPO positivo foi observado em 18,9% dos pacientes e IgE total <40, em 16 pacientes (15,8%). Três grupos foram avaliados e as principais características foram: grupo 1 (anti-TPO positivo), maior frequência de TAS positivo. Grupo 2 (IgE total<40), maior idade atual e início mais tardio da UCE, além de menores frequências de TAS positivo, AE e de exacerbação por AINEs. Grupo 3 (IgE total>40), com maior frequência de exacerbação por AINEs e alta frequência de atopia.
Conclusões: Nosso estudo observou 3 diferentes grupos de UCE conforme o nível de IgE sérica total e/ou anti-TPO positivo. O grupo com anti-TPO positivo, como esperado, estava associado ao TAS positivo e o grupo com IgE>40, com atopia. Entretanto, o grupo com IgE<40, não associado ao anti-TPO positivo, além do início mais tardio da UCE apresentava menores frequências de TAS+, AE e de exacerbação por AINEs. Resumindo, nosso estudo não encontrou maior gravidade de UCE quando o paciente apresentava apenas IgE<40 sem associação com anti-TPO positivo.

Área

» Urticária e angioedema

Autores

PAULA NATASSYA BARBOSA ARGOLO DE FREITAS, Antônio Abilio Motta, Jorge Kalil, Rosana Câmara Agondi