XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Análise do controle de dermatite atópica grave com o uso de imunossupressores em pacientes acompanhados em um hospital terciário em São Paulo, Brasil.

Resumo

Justificativa: A Dermatite atópica (DA) grave é caracterizada por episódios recorrentes de eczema e prurido, muitas vezes com necessidade de uso progressivo de vários imunossupressores para controle da doença. O objetivo do trabalho é descrever a resposta ao uso de ciclosporina e/ou metotrexate em pacientes com DA grave.
Métodos: Análise de prontuários de pacientes atendidos em hospital terciário. Coletados dados demográficos, tempo de uso de imunossupressor, efeitos adversos e resposta terapêutica.
Resultados: Avaliados 64 pacientes em uso adequado e continuo de imunossupressores, média de idade de 25,7 anos, 56% do sexo masculino e 44% do sexo feminino. No protocolo do serviço a primeira escolha de imunossupressor é a ciclosporina, e posteriormente o metotrexate. Média de tempo de uso de imunossupressor de 6 meses e maioria de eventos adversos com média de 28 meses. 42 pacientes usaram somente ciclosporina (66%). 22 pacientes (34% do total) usaram ciclosporina sem melhora e/ou com efeitos adversos, precisando trocar para metotrexate. 5 pacientes tiveram efeitos adversos com ambas medicações, precisando avaliar outra terapêutica. Os eventos de maior gravidade com ciclosporina (hipertensão arterial e alteração renal) e metotrexate (sintomas gástricos e alteração hepática) normalizaram após suspensão destas. 80% dos pacientes apresentavam comorbidades alérgicas associadas, observando que todos que tiveram efeitos adversos apresentavam uma ou mais comorbidades: 80% rinite, 67% asma, 30% rinoconjuntivite, 14% alergia alimentar.
Conclusões: Eventos adversos foram evidenciados com ciclosporina e metotrexate, com maior frequência em pacientes com maior tempo de uso e mais comorbidades podendo ser este um fator importante para falha terapêutica e necessidade de novas opções terapêuticas para controle adequado da dermatite atópica grave.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Julia Torres Costa Vinagre, Mirelly Alexandrina de Almeida Barbosa, Caroline Adachi, Sofia Leão, Patricia Salles Cunha, Paula Rezende Meireles, Giovanna Lucy Cortez Aliaga, Fabio Fernandes Morato Castro, Jorge Kalil, Ariana Campos Yang