XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Prurido como sinal de alerta para recidiva de neoplasia: relato de caso

Resumos


Justificativa: Prurido é um sintoma bastante comum em idosos e pode ter várias etiologias, especialmente xerose cutânea e uso de medicamentos, mas malignidade também pode ser uma causa subjacente. Nesse caso, pode ser o único sinal de reativação da doença de base.
Relato de caso: T.P.S, 69 anos, feminino, natural e procedente de SP, interna em janeiro de 2022 com prurido generalizado, com início em setembro de 2021, associado a xerose cutânea e pápulas escoriadas em membros, comprometendo o sono, sendo refratário à hidratação cutânea, uso de antihistamínicos e com tratamento para escabiose (6 ciclos), sem melhora. Negava sintomas sistêmicos como perda ponderal ou febre. A intensidade do prurido foi classificada como 10 pela escala visual analógica (EVA).
Antecedente de câncer de mama em 2013, realizado quadrantectomia esquerda com esvaziamento axilar, radioterapia e quimioterapia, com recidiva em 2019, sendo submetida a mastectomia total ipsilateral e nova radioterapia e quimioterapia (exemestano) até janeiro de 2021. Também apresenta HAS, osteoporose e é ex-tabagista. Uso contínuo de AAS, losartana, hidroclorotiazida e ibandronato há mais de 1 ano.
Exames indicavam aumento de GGT, alfafetoproteína e CEA com bilirrubinas, sorologias e função renal normais.
TC de abdome com múltiplos nódulos hepáticos sólidos, compatíveis com lesões secundárias. Biopsia hepática com infiltrado hepático por neoplasia sólida pouco diferenciada.
A paciente foi avaliada pela Oncologia e iniciou quimioterapia em março de 2022 com capecitabina, ocorrendo melhora importante e progressiva do prurido após 2 semanas do início do tratamento. Atualmente com EVA nota 3.
Discussão: Este relato de caso indica que o prurido intratável pode ser o único sinal de reativação da doença maligna e evidencia a necessidade de investigar etiologias sistêmicas, principalmente nos casos refratários a tratamentos convencionais.

Área

» Outros

Autores

ELIAS LAP CHEONG LAU RODRIGUEZ, Raissa Vilela Pimentel, João Bernardo de Medeiros Bisneto, Mariana Carleial Feijó de Sá, Marisa Rosimeire Ribeiro, Maria Elisa Bertocco Andrade, Fátima Rodrigues Fernandes