XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Anafilaxia perioperatória: Experiência de um centro médico especializado na realização de testes diagnósticos

Resumo

Justificativa: A anafilaxia é uma manifestação rara no perioperatório. Qualquer fármaco pode ser causa potencial de anafilaxia perioperatória (APO) e todos devem ser investigados. O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de um centro médico especializado na realização dos testes diagnósticos de APO.
Métodos: Estudo transversal baseado na análise de questionários escritos preenchidos durante atendimento de pacientes em investigação para APO. Estes questionários continham dados sociodemográficos, ficha anestésica, testes diagnósticos realizados - testes de puntura e intradérmico, testes de provocação oral e subcutânea, testes in vitro (dosagem de IgE específica para látex e seus componentes) e reações adversas durante a execução dos testes.
Resultados: Foram analisados dados de 63 pacientes investigados no Ambulatório de Reações Adversas a Medicamentos de jan a jul/22. Destes, 12 apresentavam história de APO (8 do sexo feminino). A média de idade foi 48,5 anos. Apenas 1 criança foi incluída no estudo. As medicações envolvidas foram: bloqueadores neuromusculares (BNM) – testes positivos em 7 pacientes para rocurônio (4), atracúrio (4) e cisatracúrio (2); cefazolina (2); propofol (2); midazolam (1); fentanil (1); ondansetrona (1) e pantoprazol (1). Apenas 1 paciente mostrou positividade para o látex (IgE específica 16,5; Hev b 6=11,8; Hev b 5=4,2). Todos os testes foram realizados por equipe multidisciplinar composta de médica especialista, enfermeira e auxiliar de enfermagem em ambiente com suporte para reversão de anafilaxia. Não houve nenhum evento adverso durante a execução dos testes in vivo.
Conclusões: A APO merece uma análise pormenorizada com o objetivo de investigar os possíveis agentes etiológicos envolvidos e as alternativas anestésicas. O presente estudo apresentou limitações como o pequeno número de pacientes. Entretanto a investigação da APO foi realizada com segurança seguindo todas as recomendações para a realização dos testes.

Área

» Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Mara Morelo Rocha Felix, Laira Vidal da Cunha Moreira, Gabriela Andrade Coelho Dias, Mariana Stoll Leão, Nathália Mota Gomes de Almeida, José Elabras Filho