XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

Eficácia e segurança do dupilumabe no tratamento de pacientes com dermatite atópica grave

Resumo

Justificativa: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica da pele. O dupilumabe é um anticorpo monoclonal anti-IL-4/IL-13, usado para tratamento da DA grave em pacientes acima de 6 anos. O objetivo deste trabalho foi relatar a eficácia e segurança do tratamento da DA grave com dupilumabe.
Métodos: Estudo transversal baseado na análise de questionários escritos preenchidos durante atendimento de pacientes entre 6 a 70 anos com DA durante os últimos 4 anos (2019-2022). Estes questionários continham dados sociodemográficos, comorbidades, Escore de Gravidade da Dermatite Atópica (SCORAD) inicial e final, tempo de tratamento realizado com dupilumabe e seus efeitos colaterais.
Resultados: Foram analisados dados de 18 pacientes (12 do sexo feminino). A mediana de idade foi 21 anos (foram incluídas 2 crianças de 7 anos). Quanto às comorbidades, 16 apresentavam rinite, 8 tinham asma e 1 tinha síndrome metabólica (obesidade, HAS e hiperglicemia). A média de duração do tratamento foi de 10 meses (tempo máximo 3 anos e mínimo 2 meses). Todos apresentavam DA grave antes do tratamento com dupilumabe. Os valores iniciais de SCORAD foram: média de 70,1 e mediana de 71,4 (mínimo 55,8 e máximo 93,7). Na última avaliação, os valores de SCORAD foram: média de 31,6 e mediana de 31,9. Dentre os efeitos colaterais, somente foi observada conjuntivite em 1 paciente, tratada com colírio de tacrolimus, sem interrupção do tratamento. Apenas 1 paciente interrompeu o tratamento depois de 5 meses por falta de fornecimento. Quatro pacientes haviam feito uso prévio de imunossupressor antes do dupilumabe (2 ciclosporina/ 1 metotrexate /1 azatioprina).
Conclusões: Os pacientes com DA grave apresentam grande impacto na qualidade de vida e obtiveram redução significativa dos escores de gravidade da DA após início do tratamento com dupilumabe, com poucos efeitos colaterais. Nesse contexto, o dupilumabe se mostrou uma opção terapêutica eficaz e segura para tratamento desses pacientes.

Área

» Dermatite atópica e de contato

Autores

Mara Morelo Rocha Felix, Laira Vidal da Cunha Moreira, Gabriela Andrade Coelho Dias, Mariana Stoll Leão, Nathália Mota Gomes de Almeida, José Elabras Filho