XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Dados do Trabalho


Título

A detecção de anticorpo anti-TPO em pacientes pediátricos que recebem imunoglobulina intravenosa é um achado preocupante?

Resumo

JUSTIFICATIVA: Nos pacientes com erros inatos da imunidade (EII), frequentemente é preciso realizar reposição de imunoglobulina. Nestes pacientes, é comum realizar a dosagem de anticorpo anti-TPO como forma de triagem de autoimunidades. Questiona-se se o achado de anti-TPO positivo seria relevante clinicamente, uma vez que pode ser proveniente da própria imunoglobulina. MÉTODOS: Foi realizado o levantamento de 30 pacientes com EII que recebem imunoglobulina em um hospital pediátrico terciário. Através de pesquisa em prontuário, foram coletados dados demográficos e clínicos, além de valores de anti-TPO, TSH e T4 livre destes pacientes. Os casos com diagnóstico prévio de hipotireoidismo (3/30) foram excluídos. RESULTADOS: Dos 27 pacientes avaliados, a média de tempo de uso de imunoglobulina mensal foi de 57,5 meses. 11/27 pacientes possuíam anticorpo anti-TPO coletado antes do início das infusões, todos com resultado negativo. 23/27 pacientes tinham anti-TPO coletado após o início das infusões de gamaglobulina. Desses, 21/23 apresentaram anti-TPO positivo após início da gamaglobulina e apenas 2/23 mantiveram todas as dosagens negativas. O valor médio das dosagens de anti-TPO positivo foi de 13,7 IU/ml (referência < 9 IU/ml). Foi observado, ainda, que dos 21 pacientes com anti-TPO positivo, 17/21 tiveram flutuação dos valores, ora positivos, ora negativos. Nenhum desses 21 pacientes apresentou alteração da função tireoideana. CONCLUSÕES: A detecção de anti-TPO foi muito frequente em pacientes pediátricos com EII que recebem imunoglobulina, mas em nenhuma ocasião se refletiu clinicamente em alteração da função tireoideana. A interpretação deste exame, quando realizado como triagem de autoimunidade, deve ser muito criteriosa, uma vez que o uso de imunoglobulina humana pode afetar o seu resultado.

Área

» Imunodeficiências

Autores

Paulo Victor Ferreira Mai, Thais Costa Lima de Moura, José Roberto Mendes Pegler, Mayara Lorena de Souza, Beni Morgenstern, Mayra de Barros Dorna, Antônio Carlos Pastorino, Ana Paula Moschione Castro